quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Massa filo com três queijos

A massa Filo é uma massa muito fina de origem Grega. Usualmente encontra-se na secção de frescos, juntamente com a massa folhada, areada, etc.. Cada embalagem contem cerca de 20 folhas. Quando se trabalha com a massa filo deve-se mantê-la húmida colocando um pano humedecido com água sobre as folhas. Isto é importante porque as folhas são muito finas e tendem a secar rapidamente, tornando-se quebradiças e dificeis de moldar.

Esta é uma massa que aprecio particularmente e que costumo usar para uma entrada mais elaborada. Já fiz várias receitas, recheada com tomate e queijo de cabra (um must), com farinheira e maçã reineta e agora deixo-vos esta pequena delícia.


Ingredientes
1 requeijão pequeno
queijo de cabra esfarelado
queijo mozzarela cortado em cubos muito pequeninos
2 chalotas picadas finamente
salsa picada q.b.
1 ovo (ligeiramente batido)
Sal
pimenta preta a gosto
7 folhas de massa filo
manteiga amolecida

Preparação

Num recipiente misturar os três queijos, as chalotas picadas, a salsa, o ovo, o sal e a pimenta. Com um garfo ou mesmo com as mãos misturar bem os ingredientes. Pré aquecer o forno a 180 C. Cortar as folhas no sentido longitudinal em 3 ou 4 (consoante queira os triangulos maiores ou mais pequenos). Pegue numa folha filo, mantendo as outras tapadas com um pano húmido, e com um pincel barre um pouco da manteiga. Colocar uma colher de sopa de recheio no final da folha, guardando um espaço de 3 dedos do final de folha. Dobre o canto direito sobre o recheio, formando um triangulo, continue a dobrar até terminar a folha. Colocar o triangulo numa forma forrada com papel de manteiga e barrar o triangulo com mais um pouco de manteiga. Depois é fazer o mesmo com as outras folhas até terminar o recheio. Levar ao forno até dourar (cerca de 15 a 20 minutos).


Uma dica muito útil: os triangulos que fizer e não quiser cozer podem ser congelados. Depois basta tirá-los do congelador e pôr no forno, sem descongelar (neste caso deve ter atenção e deixar mais 5 minutos no forno).

5 comentários:

  1. Eu adoro massa filo e tambem a costumo usar regularmente, acho que fica bem com qualquer recheio. Gostei muito da tua sugestao.

    Jocas

    ResponderEliminar
  2. ahhhhhhhhhhhh nem imaginas a fome que me deu!! QUE BOM Q DEVE SER!!!

    ResponderEliminar
  3. até me babei !
    pena por aqui encontrar raramente a massa filo,
    porque adoro estas misturas de queijo !

    vou guardar o blog na minha lista para visitar mais vezes.

    bjka

    ResponderEliminar
  4. Costumo fazer umas chamucinhas de massa filo assim dobradas, mas com recheio de morcela.
    Adorei esta sugestão! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. penso que tudo que eu posso dizer neste momento é que Deus te abençoou quando vc fez esta maravilha e eu so posso agradecer a ELE DE TER DADO ESTA LUZ maravilhosa para vc...beijos

    ResponderEliminar