quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lasanha de bacalhau com legumes




Amanhã tenho um jantar em minha casa com umas amigas, daquelas do fundo do coração, que apesar de não estarmos juntas com frequência, sabemos que estão sempre connosco para o que for preciso. Como já lá vão uns meses desde o último encontro, e como existem certas particularidades em relação a gostos gastronómicos, começei desde cedo a pensar na ementa. Tenho de agradar a 3 bébés, um com 3 anos, 2 e outro com 1 ano e meio, e a uma de nós, que não come carne.


Como estou sozinha com os pimpolhos e não tenho a ajuda do marido, também tive de optar por uma ementa que fosse possível deixar pré cozinhada e que não me levasse tanto tempo a preparar no dia. Sim, porque isto de ter dois filhos com apenas a diferença de 1 ano, tem muito que se lhe diga :)

Ontem foi um martírio... depois conto num outro Post a aventura que foi ter os miúdos trancados no carro, comigo da parte de fora, sem mala, chaves, telemóvel... enfim!





Bom, voltando à ementa... lembrei-me de fazer um bacalhau!



Ingredientes

- 2 postas de bacalhau desfiado
- 1 alho francês médio
- 4 cenouras médias
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- louro
- azeite
- sal e pimenta qb
- 1 pacote de natas
- folhas de lasanha fresca (1 embalagem)
- para o molho bechamel: farinha, margarina, leite e uma folha de louro
- queijo ralado para polvilhar



Preparação
Coza o bacalhau (ja demolhado) e reserve a água da cozedura. Desfaça o bacalhau em lascas e reserve. Numa panela coloque o azeite e o dente de alho e leve ao lume. Pique a cebola e junte ao azeite e alho e deixe refogar. Rale as cenouras e corte o alho francês em rodelas finas e junte os legumes ao refogado. Deixe suar durante 5 a 7 minutos, até os legumes se apresentarem macios. Junte o bacalhau e misture bem. Adicionar um pacote de natas. Reserve.

Faça o molho bechamel... não me perguntem quantidades que é a olho. Colocar num tacho de fundo grosso a margarina e deixar amolecer ligeiramente, adicionar a farinha e misturar bem e rapidamente. Lume muito brando. Colocar aos poucos o leite e ir envolvendo. juntar também a folha de louro, e temperar com pimenta ou noz moscada. Reservar no frigorifico num recipiente com película aderente para que não crie uma camada grossa no molho.

Numa panela com a água a ferver e temperada de sal, dar uma pre cozedura nas folhas de lasanha. Num recipiente onde vai cozinhar a lasanha, cubrir o fundo com um pouco de bechamel. Colocar uma folha de lasanha e barrar com a mistura de legumes e bacalhau. Colocar por cima um pouco do bechamel. Colocar outra folha de lasanha e por aí adiante até terminar com uma folha de lasanha. Esta última deve ser generosamente barrada com bechamel e polvilhada com queijo ralado. Levar ao forno até dourar (cerca de 20 a 30 minutos).

Delicioso!

4 comentários:

  1. hUMMMM
    DEVE SER ÓPTIMO PELA RECEITA...
    jINHOS FOFOS

    ResponderEliminar
  2. Pois é Miga... de facto estava tudo uma maravilha posso mesmo dizer que foi um Jantar 5 estrelas! Desde a companhia à paparoca, hummmm muito bom! As entradas... a Lasanha... o Vinho e a Sobremesa não poderias ter feito uma melhor escolha. Que sorte ter assim uma Amiga com tanto jeito para a cozinha... no Futuro vais dar-me cá um HELP;) Jokitas Grandes e que estes momentos se repitam muitas vezes...

    Maria João

    ResponderEliminar
  3. Mas que lasanha maravilhosa. Costumo fazer mas com espinafres, gostei muito desta tua sugestão.
    Estas amigas do coração são amigas para a vida e, é tão bom quando podemos juntar-nos.
    Que bom que correu tudo bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. bela receita, deve ser saborosa hmmmmm. ;)

    ResponderEliminar