quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bacalhau espiritual


Ingredientes

2 dentes de alho
600 gr de bacalhau
1 cebola
4 cenouras grandes
100 gr farinha
1.25 l leite
150 gr margarina
q.b. noz-moscada
5 ovos
meio pão alentejano duro
pimenta q.b.
1 colher de sopa queijo ralado
salq.b.

Preparação
Demolhe, e limpe de espinhas e peles do bacalhau. Descasque e pique na picadora, todos juntos, as cebolas, as cenouras e os alhos. Pique também o bacalhau. Num tacho, leve ao lume 60g de margarina e o picado da cenoura com a cebola e o alho. Vá mexendo e, quando começar a alourar, junte o bacalhau, ligando bem e deixando apurar um pouco. Junte o pão, demolhadosem 2.5dl de leite quente, ligue muito bem e retire do lume.

Prepare o creme à parte: Deixe aquecer 90g de margarina, junte a farinha, mexa bem e adicione 1 litro de leite quente em fio, mexendo sempre. Deixe levantar fervura, retire do lume e junte as gemas, mexendo muito bem, para ligar. Tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Divida o creme ao meio e junte a uma das partes o preparado do bacalhau com a cenoura. Na outra metade, incorpore as claras batidas em castelo. Despeje o preparado com o bacalhau num pirex untado, alise e deite por cima o creme com as claras. Espalhe bem, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a alourar.

Sirva assim que retirar do forno.
PS - a fotografia não faz juz ao sabor... mas entre a reentré do ano escolar, com os pimpolhos a terem uma adaptação dificil, a pressa em servir o jantar, e a tarte de queijo e presunto, foi o que se conseguiu... :) para não falar numa crise de sinusite horrível.

7 comentários:

  1. Bem vinda ao clube!! Neste caso RENITE ALÈRGICA!! é assim a nossa vida! a espirrar de tempos a tepos!!! quantoa imagem a mim deixa-me bem VER QUE DEVIA SER 1 DELICIA!!adoreiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  2. Este bacalhau tem um aspecto delicioso.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Adivinhem o que será o meu almoço de fim-de-semana? Acho que esta receitinha vem mesmo a calhar, tanto mais que me pediram um prato de bacalhau... Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  4. Uauuuuuu, adorei o aspecto desta receita, parece que vou ter de experimentar, tem um ar apetitoso :), parabens

    ResponderEliminar
  5. Vou juntar-me a vcs com a minha amiga sinusite e a minah chata renite alérgica que me deixa de nariz vermelho e com vontade de o arrancar.

    Ficou maravilhoso este bacalhau. Estranhamente, fiz uma única vez este bacalhau. ainda mroava com os meus pais, há muitos anos atráz mas, como a mãe na altura não gostou muito, não voltei a fazer.
    Mas eu gsoto deste bacalhau, e fica muito saboroso.
    Ficou com um aspecto de dar água na boca.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom!!! digo o bacalhau :-)
    Quanto à sinusite... lamento!!!

    ResponderEliminar
  7. Já tinha Saudades das suas Receitas. Esta adoro com conhecimento de causa. Parabéns! :)

    ResponderEliminar