segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um passo a passo de um bolo de aniversário

Aviso: Este post é gigante..... mas aqui fica a minha contribuição para quem se queira aventurar a decorar um bolo com pasta de açúcar. É fácil, acreditem. Se tiverem dúvidas é só dizer.





Ingredientes
5 ovos
1 chavena de óleo (como não tinha em casa substitui por margarina vaqueiro)
2,5 chavenas de açúcar
3 chavenas de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 cenouras grandes cozidas.

Preparação
1 – Começar por cozer as cenouras em pouca água, temperada com um bocadinho de sal.
2 – Passar as cenouras pelo passe-vite. Reservar.
3 – Untar com manteiga e polvilhar com farinha um tabuleiro. Ligar o forno a 200ºC.
4 – Bater os ovos inteiros com o açúcar. Juntar o óleo e misturar tudo muito bem.
5 – Juntar a cenoura e continuar a bater.
6 – Por fim, misturar a farinha peneirada com o fermento.
7 – Deitar na forma e levar ao forno durante 40 minutos.

Passado este tempo, retirar do forno e deixar arrefecer.

Aqui vai o passo a passo do bolo:


Depois de retirar o bolo do forno, desenforme e deixe a arrefecer em cima de uma grelha. Depois de frio corte no sentido horizontal com a ajuda de utensílio próprio ou com uma faca do pão. Rechear com o creme (receita abaixo). Depois de ter colocado o recheio de queijo, esfarelei uns bombons ferrero roche por cima.

Envolver o bolo em papel aderente ou num saco (eu utilizei um saco de congelação aberto), e voltar a pôr dentro da forma. Deixar no frigorifico de um dia para o outro. Este procedimento vai fazer com que o bolo se torne mais rijo e o recheio assente, fazendo com que a colocação da pasta de açucar se torne mais fácil.


Ingredientes do recheio
1 embalagem de queijo para barrar (utilizei philadelphia)
60 gr de manteiga à temperatura ambiente
160 gr de açúcar em pó
8 bombons ferrero roche

Preparação

Numa tigela junte a manteiga e o  açúcar em pó- Bata até combinar bem, aproximadamente 4 minutos. Experimente. Caso deseje mais doce, acrescente mais açúcar aos poucos.


Então, adicione o queijo gelado e bata apenas o suficiente para incorporar, 2 minutos. Não bata demais.





No dia seguinte, retire o bolo do frigorifico e barre-o com o restante creme. Esta operação também é importante pois vai facilitar a colocação da pasta de açúcar, que adere muito melhor desta forma.




Agora, a pasta de açúcar. Eu utilizei pasta americana, pela primeira vez e ... adorei. Super fácil e trabalhar, macia e super saborosa. Eu costumo detestar estas coberturas e nem sequer as como, mas esta era de facto muito boa e nada enjoativa. Comprei com sabor a avelã, pois achei que combinava na perfeição com o bolo de cenoura e não me enganei.

A pasta rosa foi utilizada para as flores, e como tal resolvi comprar uma dose mais pequena - penso ser covapaste. Já não me recordo.



A preparação da mesa de trabalho. Polvilhe uma bancada com farinha maisena.


Retire a pasta da embalagem e começe a amassá-la com as mãos para que fique macia e mais fácil de trabalhar.

Com a ajuda de um rolo da massa estique a pasta. Sei que existem rolos especificos para fazer esta operação, mas eu, até então, ainda não senti necessidade de comprar.



Cá está ela esticadinha. Para conseguir retirá-la sem rasgar deve utilizar o rolo da massa desta forma:


Depois é só ter o bolo mesmo ao lado para transferir a pasta para cima dele.




Já está. Agora com as maõs vai-se ajustado a pasta de açúcar ao bolo, fazendo com que não existam bolhas de ar entre a pasta e o bolo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Há quem utilize, nesta fase um objecto próprio para alisar o bolo. Eu não tenho e posso dizer que ainda não precisei. Acho que fica perfeitinho... embora, ande a namorar um na loja de bolos. :)
 
Depois de ter ajustado a pasta, corte o excedente com uma faca afiada e com jeitinho vá colocando as bordas para debaixo do bolo.
 
 
 
 
 
 
 
Pronto para decorar....
 
Eu resolvi fazer uma decoração super fácil com uns injectores que comprei na loja casa dos bolos e que fazem umas flores muito giras.
 
Aqui está a minha pequenota a ajudar a fazê-las:
 

 
 
É super fácil. Depois é só ir colando-as ao bolo. Eu comprei um frasco de cola alimentar (que comprei também na casa dos bolos, no campo pequeno), mas disseram-me que se colocar um pouquinho de água também funciona. Eu não sei... por isso não posso aconselhar.
 
Bom, cá está a obra. Como era para oferecer, embrulhei-o num papel transparente.
 
 
 
 
Como não podia deixar de ser... a foto do interior:
 
 
 
 
Verdadeiramente delicioso!
 
Beijinhos
 
Ana J.

15 comentários:

  1. Adorei a reportagem!
    Visto assim parece mesmo muito fácil!!!!!
    O bolo ficou um encanto, e mesmo muito apetitoso por dentro!

    ResponderEliminar
  2. Oi Linda! Adorei o teu blog, já sou seguidora!Sim, tens razão. Para a próxima usarei a caneta preta para os bigodes da dita cuja.. eheh! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Sempre achei que trabalhar com esta pasta fosse mt complicado, mas vendo assim parece que não.
    Quem sabe tb não me aventuro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Juro que lendo seu post parece ser tão fácil que dá até vontade de fazer...
    Ficou lindo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. acho estes trabalhos belissimos mas achoq ue nao teria jeito nenhum para os fazer
    estas de parabens.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Está uma maravilha. Até parece um bolo comprado na confeitaria... Os meus parabéns.
    Já ando há algum tempo para experimentar mas tenho receio que não fique bem...
    Beijinhos
    Belinha
    O Mundo das Receitas

    ResponderEliminar
  7. Vendo este bolo fantástico e lendo a receita parece tão fácil. Estou tentada a experimentar mas não faço ideia onde comprar a pasta de açucar.
    Mais uma vez parabéns pelo bolo dá vontade de pegar uma fatia.

    ResponderEliminar
  8. Ficou lindo o teu bolo. Fizeste um excelente trabalho.
    Também gostava de experimentar fazer um bolo decorado, mas tenho muito receio de ficar decepcionada com o resultado final.

    Gostei muito do teu blog : )

    *Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Estás uma espert no assunto, adorei o recheio com os ferrero rocher. Magnífico amiga.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo trabalho. belissimo. Tenho bastante vontade de fazer um curso para aprender um pouco desta arte, sou muito curiosa e adoro cozinhar. Silvia Daniele

    ResponderEliminar
  11. fantástico :D parabéns... se ja andava cm vontade de me aventurar na pasta de açucar entao agora é q vou mm :) bjs

    ResponderEliminar
  12. Adorei a receita, no próximo ano farei aniversário do meu filho caçula utilizando a pasta americana mas não sabia como usa-la. Agora me sinto incentivada a fazer testes.

    Grata.

    ResponderEliminar
  13. De facto, é muito fácil de trabalhar a pasta de açúcar. E para colar os elementos decorativos um bocadinho de água funciona mesmo!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  14. Adorei o seu trabalho está magnifico...
    Será que a pasta de açúcar está a venda em super e hipermercados? se souberem de algum na zona de queluz ou amadora digam... Tenho algum jeito e gostava de fazer um bolo como o seu..

    ResponderEliminar