quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bananas caramelizadas com gelado de nata a calda de chocolate preto

Esta ideia surgiu à hora de almoço enquanto falava com uma colega de trabalho e pareceu-me um excelente ideia para servir como sobremesa às minhas amigas.


Ingredientes

Para a Banana Caramelizada
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de açúcar mascavado
3 colheres (sopa) de água
2 bananas maduras mas firmes,cortadas em rodelas
Canela em pó a gosto

Calda de chocolate
Meio tablete de chocolate negro de boa qualidade picado (100 g)
2 colheres (sopa) de leite

Preparação

Banana caramelizada
Numa panela, junte o açúcar e o açúcar mascavado. Leve ao lume brando e mexa até obter uma pasta. Acrescente a água. Baixe o lume e pare de mexer. Quando o açúcar estiver totalmente dissolvido, acrescente as rodelas de banana. Cozinhe por cerca de 5 minutos ou até que as rodelas de banana estejam levemente douradas. Reserve.


Calda de chocolate
Numa tigela, junte o chocolate e o leite. Leve ao banho-maria, sempre mexendo, até o chocolate dissolver por completo. Reserve.


Montagem
No fundo de uma taça, coloque uma bola de gelado de nata e por cima as rodelas quentes de banana caramelizadas. Despeje cerca de 2 colheres (sopa) de calda de chocolate bem quente sobre cada porção. Sirva em seguida.
Na foto: bananas em baixo, à falta do gelado, pus chantilly e depois a calda de chocolate (como sou guloso, acrecentei às bananas um pouco de licor Bailey's). Acabei por não fazer a sobremesa no jantar de amigas, mas sim no dia a seguir. Para sobremesa servi um requeijão com doce caseiro de abóbora.

3 comentários:

  1. eu nao vou mto em bananas!!! mas deve ser MTO BOM quem sabe!!!

    ResponderEliminar
  2. Para mim, uma sobremesa perfeita. A banana confere ás sobremesas um sabor fabuloso e com o gelado e o chocolate quente...nada melhor.

    ResponderEliminar