quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Compota de Figos Roubados


Há uma certa particularidade no meu gosto por figos, é que só gosto deles quando os apanho e os como junto à figueira... estranho ou não? Bom, é normal verem-me a apanhar figos logo pela fresca às 07h30/08h00 ou então já perto do pôr do sol.

Se se juntar a este facto, o de gostar ainda mais de figos, se andar à socapa a apanhá-los ainda melhor... não amigas, não pensem que sou uma ladra de figos. Tenho uma vizinha na Comporta que tem uma figueira linda e carregada de figos e como a senhora me deu autorização para os apanhar, eu não me faço de rogada. Mesmo com autorização da Dona da figueira, o meu imaginário remete-me para a minha infância onde, nas férias grandes, ficava "à solta" em terras de Tras-os-Montes e as brincadeiras preferidas era andar à socapa a roubar os primeiros bagos pintados das uvas, as cerejas e os figos. E assim, dei por mim a comer figos debaixo da árvore e a reviver estes belos tempos da minha infância.

Para a receita inspirei-me no blog do Miguel, que recomendo vivamente! Tem sido uma verdadeira delícia descobrir este blog e já estão anotadas uma série de receitas!

Deixo-vos as minhas indicações, embora as únicas alterações tenham sido na quantidade de açúcar (reduzi um pouco) e na ausência da casca de limão (não me lembrei). ahhhh e pûs também algumas nozes em alguns dos potes.


Ingredientes

1 kg de figos descascados
500 gr de açúcar
3 colheres de sopa de água
1 pau-de-canela
Nozes (opcional)

Preparação

Descasque os figos e corte-os ao meio. Junte o açúcar, o pau-de-canela e a água. Coza em lume brando mexendo de vez em quando com uma colher-de-pau. Aos 50 minutos desliguei o lume, retirei o pau-de-canela e triturei com a varinha. Depois vazei em potes esterilizados e em alguns coloquei umas quantas nozes partidas.



9 comentários:

  1. Uma delícia...também fiz por estes dias :)

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro figos..mas os meus são mesmo mesmo comprados no supermercado, o que é uma pena....

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, a receita está divinal e honra-me ter servido de fonte inspiradora.
    Este produto é tão português acho que deveríamos apostar e divulgar mais.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. ola bem este doce deve estar uma delicia,eu adoro figos tambem gosto mais de colher da arvore e comer.bjs.

    ResponderEliminar
  5. Porque será que os figos roubados sabem sempre melhor? :))) É rara a vez em que consigo fazer compota de figos, cá em casa eles desaparecem como por magia :)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  6. Olá Anabela!!
    Vim espreitar o seu blog, parabéns pelas delícias que publica!! Esta compota ficou com óptimo aspecto, também adoro figos!!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  7. Esta é receita de família, daquelas que vão passando de geração em geração! É daquelas receitas que ficam sempre bem quando se precisa de uma sobremesa simples, saborosa e prática!! Foi a escolha ideal para um jantar com amigos e claro, todos adoraram!! :)nike air max

    ResponderEliminar
  8. Se gosta assim tantos de figos, sugiro a Tarte de figos que a minha mana fez...
    bjs
    ju

    ResponderEliminar