terça-feira, 15 de junho de 2010

Arroz de Conchas



O blog anda a passo de caracol ... tal como a alma.

Ontem dei por mim com umas ameijoas para o jantar e pouca inspiração para fazer fosse o que fosse. Não me apetecia fazê-las à Bulhão Pato, mas nada me ocorria... de repente lembrei-me da minha avó e o quanto ela gostava de comer um arroz de conchas, como ela carinhosamente chamava a tudo o que era bivalves. Fica aqui uma pequena homenagem à minha avó que recentemente nos deixou.

Ingredientes
Ameijoas
Arroz (de preferência carolino)
Azeite
Alhos
Coentros

Preparação


Numa caçarola aqueça azeite com 2 dentes de alho picados e junte as amêijoas. Polvilhe com metade dos coentros picados, tape e deixe abrir. Retire as amêijoas, coe e reserve o caldo. Num tacho faça um refogado com o restante azeite e 1 alho picado e deixe alourar. Junte o arroz e frite-o até ficar transparente. Regue com o caldo que reservou e complete com água até obter o volume necessário para o arroz (triplo do volume do arroz). Deixe ferver. Verifique se necessita de sal. Tape e deixe cozer durante cerca de 15 minutos. Nos últimos 5 minutos adicione as amêijoas e polvilhe generosamente com os restantes coentros.

6 comentários:

  1. Quer dizer que foi este o responsável por tudo. Ficou com um aspecto fabuloso e eu adorari ter partilhado o jantar contigo ihihihih. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. eu adolro umas ameijoas a bulhao pato mas no arroz tambem ficaram muito bem
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. uma deliciosa homenagem a uma avó que deve estar orgulhosa de tão querida neta.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Eu nunca comi destas conchinhas, mas parecem bem saborosas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Este arrozino ficou uma maravilha!!!!
    Uma bela opção !!!!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar