segunda-feira, 21 de junho de 2010

Compota de morango

Mãe o que é isto?




Esta é a minha segunda experiência com compotas e saiu perfeita. Sorte? Talvez... hoje vou experimentar com cerejas. Também já andei a ler umas coisas sobre compotas e geleias, para torná-las mais saudáveis e com menos açúcar. Pectina, claro.. vi umas receitas de como extrair pectina de casca de laranja (a parte branca), mas ainda não será desta que me vou aventurar. A receita desta compota vi-a na internet, não me recordo onde... por isso ficam aqui as minhas desculpas... de qualquer forma, a receita é uma receita básica.

Ingredientes
Morangos (pûs cerca de 400 gr)
Açùcar (metade do peso dos morangos - eu usei um pouco menos...)
Sumo de um limão
1 pau de canela

Preparação
Lavar bem os morangos e cortá-los para um recipiente, Espremer o sumo do limão e pôr o pau de canela. Deixar a marinar umas horas (eu deixei de um dia para o outro). Num tacho com base grossa colocar os morangos com a calda que se formou, adicionar o açúcar e retirar o pau de canela. Levar ao lume. Com uma escumadeira ir retirando a espuma que se forma. Deixar ao lume, mexendo de vez em quando.

E agora?



Bom, como não tenho medidor de temperaturas e afins... fui olhando e mexendo... talvez uma meia hora. Depois quando percebi alguma consistência no doce, retirei uma colher e pûs num prato e passei com o dedo. Formou-se uma "estrada"... na receita que li dizia que este seria o tal ponto de estrada e assim, o doce estaria terminado... muito bem!

Os dois potes pequenos quase eram devorados no fim de semana... ele prestou-se a tostas, bolachas, cereais, queijo fresco, gelado e para os mais gulosos, à colherada.


4 comentários:

  1. Eu tb fiz. Tenho a receita no blog. Usei tomilho e ficou muito bom. Experimenta :))

    ResponderEliminar
  2. Carambola, deve ter ficado deliciosa. Adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Aninha, que delícia!! Já fiquei imaginando isso encima de uma panqueca, crepe, cheesecake... Hummmm!

    ResponderEliminar