quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O meu filhote partiu um dente!

Na semana da preguiça assumida continuo com alguns posts que merecem, no meu entender, algum destaque.

Foto - O filhote em Castelo de Vide de férias... andava a limpar o chão... lolol


Tenho um filhote, por sinal, muito enérgico e vivaço e que não tem medo de nada e, quase sempre, não mede as consequências. O meu filhote tem agora 23 meses. Em Março de 2009 partiu um dente de leite.

Não sei como, apenas ouvi um estrondo e depois um choro e a partir daí, algum sangue e o dente da frente partido. Diga-se bem partido pois quase não restou dente! Toca de telefonar à Pediatra e do outro lado: "não se preocupe, não haverá nada a fazer, descanse e caso haja alguma evolução telefone". Recebido. Era fim de semana e estava longe de Lisboa. O aspecto não era dos melhores, conseguia-se ver uma espécie de polpa translúcida que parecia emergir do centro do dente. Passou-se Domingo, segunda e na terça o aspecto era mesmo mau, ao ponto dessa parte translúcida tornar-se negra e começar a aparecer um hálito menos bom. Corri para a minha dentista. Ela analisou e disse-me que o miudo estava com uma infecção e que tinha partido a raiz do dente e que havia a necessidade, quanto antes, de extrair o dente de leite. Telefonei à Pediatra e ela assentiu com o procedimento. Tomou o Clavamox e passado uns dias foi novamente ao dentista para extrair o dente.
Quando chegou, a dentista pediu que fosse pesado. Depois disse-me que não ia arriscar a extracção pois ele apenas tinha 11kg e seria peso insuficiente para a dose da anestesia que teria de administrar. Até aqui tudo bem. Mas... teria de desvitalizar o dente para que não ocorresse mais nenhuma infecção. Que pesadelo! Foram 40 minutos penosos, dolorosos para mim e para ele. Desvitalizou o dente e colocou massa e foi para casa "ganhar peso". Disse-me que teriamos de vigiar a situação, nomeadamente qualquer sinal de infecção e o estado da massa provisória que se colocou no dente e voltar quando ele tivesse 15 kg para extrair o dente.

Meses depois aqui estou a relatar a situação... até porque hoje fui consultar uma outra dentista (esta, especialista - odontopediatra) que me disse ser da opinião de não extrair o dente até que aparecesse uma infecção... até porque o dente que resta ainda tem, para ela, uma função importante, que é de mater o espaço aberto para o correcto nascimento do dente definitivo. Todavia, salientou que o dente definitivo pode nascer com alguns problemas, até porque nestes casos pode surgir uma infecção crónica na ponta do raiz do dente de leite e que poderá ser pouco visivel e desta forma lesar o dente definito.

Acabo por ter duas opiniões de certa forma contraditórias... o que fazer???

1 comentário:

  1. Ola bom dia

    Tenho um filho com quase a mesma idade do seu.
    Na verdade ele tem 2 anos e 1 semana, ontem ao chegar a casa percebi que tinha o dentinho da frete partido (caiu no infantário)vou leva-lo ao dentista, pra ver o que dizem...( no caso dele, trata-se de uma fratura muto pequena...no cantinho do dente, mas nunca se sabe)Farei algumas perguntas ao meu dentista e se calhar volto com algo de novo...

    Nancy- Moçambique

    ResponderEliminar