quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Castelo de Vide - Memórias judaicas



O texto foi retirado do site: http://www.cafeportugal.net/ (visitem este site... é delicioso)




Sara Pelicano terça-feira, 22 de Setembro de 2009


As fotos são minhas :) uma vez que a família paterna do meu marido é de Castelo de Vide e tenho o privilégio de poder passar inúmeros fins de semana e férias nesta encantadora Vila de Portugal. E mais... a casa que temos é mesmo junto à Sinagoga... :)


Histórias da inquisição e de uma das maiores comunidades judaicas do país. Em Castelo de Vide está o segundo maior conjunto de portas ogivais do mundo. Na vila alentejana revivem-se tradições que revelam o encontro de culturas. Percorremos as ruas íngremes, ao ritmo de um habitante, antigo autarca. Carolino Tapadejo é agora estudioso do passado da vila.

O casario branco vence a íngreme Serra de São Mamede, no Alentejo. No alto ergue-se o castelo mandado construir por D. Dinis, em 1180. As terras de vide ganharam, nesta altura, o nome de Castelo de Vide. Na manhã de final de Verão, o Sol espreita timidamente por entre as nuvens. No antigo rossio do século XVIII, começa o burburinho matinal, montam-se esplanadas, regressa-se da padaria com pão fresco. No ar, paira ainda o cheiro do orvalho de uma noite húmida. Temos hora marcada com um dos estudiosos da vila alentejana, no posto de turismo. Carolino Tapadejo foi presidente da autarquia na década de 80. Hoje, entre diversas ocupações, ocupa o tempo a estudar a presença judaica em Castelo de Vide.

Estamos no Rossio, local emblemático da vila, onde se celebram tradições que resultam da mescla de culturas, sobretudo cristã e judaica. «De facto. O Rossio era o centro, o local de feiras. Era o centro moderno a partir do século XVIII. Aqui se encontra a Câmara Municipal e a Igreja Matriz». O discurso de Carolino Tapadejo é feito com facilidade, pelo conhecimento profundo sobre a terra de que fala, e pela paixão. Actualmente chamada de Praça D. Pedro V, o espaço é cenário para diversas histórias. «Quando a Câmara foi construída, por cristãos-novos, estava aqui, em frente, uma pequena ermida do século XIV, a ermida da Devesa. A câmara era construída com mais volumetria e a Igreja não gostou. Este era, afinal, um espaço da Igreja. Assim, proibiram que a fachada do município, com uma imponente escadaria, viesse no sentido da ermida, obrigando que as escadas fossem tapadas por um muro. Além desta medida, destruíram a antiga ermida para construir a igreja de grandes proporções. Hoje a Igreja Matriz».


A Igreja Matriz está no centro do antigo rossio, rodeado por edifícios de fachada branca, onde se destacam, pela diferença, dois de granito. «Eram edifícios militares erguidos por famílias transmontanas, daí a utilização do granito, pouco característico aqui no Alentejo», explica Carolino para logo continuar a sua história. «O ponto alto de Castelo de Vide em festividades é a Páscoa, que resulta do encontro de culturas de que a vila é feita: a cristã e a dos judeus, convertidos ao cristianismo. Ainda se faz a bênção dos cordeiros. Na Páscoa, o Rossio enche-se de cordeiros que são benzidos pelo padre. Depois são vendidos e mortos de porta em porta. Na celebração das aleluias, o equivalente à vigília pascal, cada pessoa saca de um chocalho. Repare que estão perto de duas mil pessoas dentro da igreja e, talvez, duas mil a quatro mil na rua. Todos com um chocalho. É um momento de celebração para nós. Pedem-se desculpas pelos erros cometidos durante o ano. No domingo tem lugar uma procissão, organizada pelo município, que convida todas as organizações da terra. Estas levam os seus estandartes. É mais um cortejo do que uma procissão. O cortejo sai dos Paços do Concelho, passa pela igreja e convida o padre a participar. No regresso o padre celebra uma missa em honra do município».


A judiaria - Ruas empedradas escondem crenças

O discurso é entrecortado por «bons dias» dados a quem passa. Em terras pequenas todos se conhecem. Castelo de Vide conta com cerca de 3500 habitantes. A população é maioritariamente idosa, mais um exemplo do Portugal sem juventude. Deixamos a ampla Praça D. Pedro V e encetamos caminho para a judiaria. «A partir do século XIV os judeus começam a fixar-se aqui. Castelo de Vide tem um segundo maior conjunto de portas góticas do mundo, a seguir à cidade marroquina de Fez. Estamos a subir a rua de Santa Maria de Cima e deixamos a rua de Santa Maria de Baixo. De uma vez só vieram 123 famílias dos Açores para Castelo de Vide. No burgo medieval, os mais velhos ainda têm o sotaque açoriano. De outra vez chegaram a concentrar-se na Portagem, junto a Marvão, mil famílias que aguardavam entrada na vila».

Com a presença deste povo, Castelo de Vide ganhou contornos de vila urbana, por oposição às zonas mais rurais. Os judeus tinham profissões eminentemente urbanas, como sapateiro e ferreiro. A judiaria cresce em direcção ao Castelo. Ruas estreitas que guardam segredos de um povo que teve de esconder as suas crenças para fugir aos autos de fé da inquisição. Cruzes que camuflam símbolos judaicos, vasos de flor que dão frescura às ruas empedradas e rostos onde cada ruga parece revelar uma história, dão vida ao bairro judaico. «Castelo de Vide é um santuário para os judeus», retoma a conversa Carolino Tapadejo. Entramos no Castelo, também conhecido por burgo medieval. Aqui vivem perto de cem pessoas.

Parte das habitações está ainda muito degradada, mas a autarquia tem vindo a recuperar alguns edifícios, que ganharam novas funções, como espaços museológicos. «Nesta fase estão a ser recuperados estes casarios, chamados de quartéis. A Câmara vai fazer nestas 13 casas ateliês para artesãos. Vão ter aqui um espaço de trabalho, exposição e venda», conta o nosso guia por estas terras no Norte Alentejano.

Sinagoga - Mundo de memórias

Rua da Fonte. Na descida desde o Castelo por esta rua, deparamo-nos com a Fonte da Vila, monumento emblemático de Castelo de Vide que encerra em si, muitas das vivências judaicas. Antes de terminar a descida acentuada, uma paragem para visitar a sinagoga. «Acredita-se que aqui foi uma sinagoga. Hoje é um espaça museológico com esse nome. Entremos», convida Carolino. Após pequena conversa com a funcionária da Sinagoga, iniciamos a descoberta deste museu dedicado ao judaísmo. «Aqui temos uma breve história dos judeus em Castelo de Vide e algumas peças deste povo: mezuzá, torah. Depois de sinagoga, o edifício foi uma casa de habitação e decidiu-se manter esta chaminé como memória dessa utilização». A habitação seguinte é escura com inúmeros nomes escritos na parede. No tecto e no chão, uma estrela de David. «Este é o espaço que presta homenagem às vítimas da inquisição. No rés-do-chão, temos um tecto decorado com chocalhos. Podemos puxar o cordel e aproximamo-nos daquilo que é a aleluia na Páscoa. O chão de vidro na sala seguinte para revelar os celeiros e a banheira para o banho das mulheres após o período menstrual. As mulheres vinham em grupo e saiam em grupo para não se saber qual estaria nesse período».

A Fonte da Vila

Fechamos a porta da Sinagoga. Retomamos a descida da Rua da Fonte. Ouve-se correr a água, trazendo alguma frescura ao dia. «Na sinagoga disse-lhe que a partir de 1498 o culto deixou de se fazer no tabernáculo de costas. Nesta data a comunidade judaica mundial decidiu que o culto ia passar a fazer-se num espaço aberto debaixo de uma cúpula suportada por seis colunas». Suspendemos a conversa. Estamos junto à Fonte da Vila, monumento emblemático com as características que Carolino acaba de descrever: uma cúpula suportada por seis colunas. «Mas já não eram judeus. Eram cristãos-novos e para disfarçar utilizaram o elemento fonte, água, para dissimular este novo espaço de culto. No cimo há uma tulipa suportada por duas crianças. A caldeirinha do cimo, estava sempre cheia de água. Diz-se ainda hoje que tem de se encher a caldeirinha para que a tulipa nunca murche». Com esta metáfora de tempos pretéritos, os judeus tentaram transmitir a sua cultura às gerações futuras. Hoje em Castelo de Vide, o judaísmo é alvo de estudo e um atractivo turístico, um dos motores da economia local.

Sem comentários:

Enviar um comentário