terça-feira, 15 de setembro de 2009

Bolo de Iogurte (de cor e salteado nem sempre funciona.. ou talvez sim..)

Pois é... o fim de semana passou a correr e foi realmente bem passado.
Passo a explicar. Este fim de semana tivemos a visita de uns amigos de Viana do Castelo, que conhecemos na nossa lua de mel no Brasil, já lá vão 5 anos. São uns amigos especiais e com os quais temos passado belos momentos!
Este fim de semana fomos visitar o Jardim Zoológico. Confesso que já não me lembro da última vez em que fui visitar o Jardim Zoológico, penso que há uns bons pares de anos... o espaço surpreendeu-me pela positiva. Adorei o espectáculo dos Golfinhos e dos Leões Marinhos e realmente os animais de grande porte são para mim aqueles que mais interesse me suscitam... não posso deixar de falar nas girafas, lindas de morrer! E as zebras... visitem o espaço, vale apena!
Para o piquenique (existe um parque de merendas no Zoo) resolvi levar uma salada de feijão frade, uns panados de porco, queijos, friambre e claro um bolo de iogurte...
Sexta-feira... já depois de uma longa semana, depois do jantar e depois de ter deitado os miúdos... queria fazer um bolo e não sabia do quê... a despensa desfalcada quase de tudo e o frigorifico nem se fala... sem ideias.. aparece um iogurte de aroma de ananás (os únicos que não gosto...). Pensei logo em fazer o bolo de iogurte, nada que saber, o pior é que não me lembrava da receita, apenas me ocorria que o copo era a medida para os ingredientes... e lá saiu isto:

A foto não é das melhores mas também à 1h00 de sexta, quem consegue melhor?
Estava saboroso e desapareceu num instante.

Ingredientes
5 ovos
1 Iogurte de ananás (aroma)
2 Medidas de farinha
2 Medidas de açúcar
1 Colheres de café de fermento
½ Medida de óleo

A medida de referência é o copo do iogurte

Confecção
Bater muito bem as gemas com 2 medidas de açúcar, juntar o óleo, a farinha, o fermento e o iogurte e continuar a bater, por fim juntar as claras que foram previamente batidas em castelo.Deitar a massa em forma bem untada (com margarina e farinha) e levar ao forno quente, dever-se-á manter uma temperatura de cerca de 180 graus.

1 comentário:

  1. O bolo da ana é ainda melhor que a sopa!! Que delicia!Eu acho que até os pelicanos iam gostar :-) Beijinhos

    ResponderEliminar