quinta-feira, 6 de agosto de 2009

"Sugo caseiro"

Tenho a sorte de ter uns pais que têm uma horta biológica e como tal são inúmeros os legumes que disponho sempre, desde espigas de milho doce, a feijão verde, batatas, curgettes, abóboras, etc... e os afamados tomates que eu amo (tomate coração de boi). Para quem não conhece fica foto e uma pequena referência ao que são:



O Tomate Coração de Boi é um tomate de frutos grandes, vermelhos, muito tenros e lisos. Estes tomates são dos melhores para comer em cru, por serem muito carnudos, terem pouca semente e paladar saborosíssimo.



Nome Científico: Lycopersicum esculentum Mill.
Nome Comum: Tomate, Tomate Coração de Boi



Utilização: O tomate pode ser comercializado fresco ou processado, podendo o fresco ser consumido cru ou cozinhado. Quando processado pela indústria pode ser apresentado na forma de concentrado (sendo a base para o fabrico de molhos, sumos, Ketchup e sopas), enlatado ou desidratado. O tomate é um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo A e complexo B e minerais, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.O tomate é composto principalmente por água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100 gramas. Alguns estudos comprovam a sua influência positiva no tratamento do cancro, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do cancro da próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.O tomate é um excelente vigorizador do organismo, purificador do sangue, combate doenças do fígado, o desgaste mental, perturbações digestivas e pulmonares, sendo contra-indicado para pessoas que sofram de fermentações gástricas e acidez no estômago. O sumo de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais e, exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.


Agora a receita... já que estamos na época do tomate e eu tenho kilos e kilos de tomate em casa ... já fiz doce, sopas e mais sopas de tomate, saladas e mais saladas.. agora que começam a ficar muito maduros é tempo de pensar em fazer molho para congelar :)


Ingredientes
1 kg de tomate coração de boi, bem maduro
4 dentes de alho grandes picados

4 colheres sopa azeite
manjericão seco
orégão seco
sal



Preparação
Colocar os tomates em água a ferver, com uns golpes, para soltar a pele. Descascar e tirar o máximo de sementes possível. Com a varinha mágica, triturar os tomates. Numa panela larga, saltear ligeiramente o alho bem picadinho no azeite, sem deixar começar a queimar. Juntar os tomates triturados e deixar reduzir. A meio da cozedura, juntar sal e manjericão e mais perto do final orégãos e uma pitada de açúcar. Deixar reduzir até estar mais espesso. Depois de frio, pode-se colocar num frasco no frigorifico (atenção deverá ser consumido nos dias seguintes) ou então congelar!

1 comentário:

  1. E os molhos de tomate caseiros dão sempre imenso jeito e sabem sempre tão bem... =)
    Sorte a tua de teres assim uma horta tão boa!

    Beijinho*

    ResponderEliminar