quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Creme rico de garoupa e marisco em massa folhada

Respeite a qualidade dos ingredientes e terá uma experiência inesquecível de sabores!





Ainda no forno!!!!

Ingredientes (para seis sopas bem servidas)
Uma cabeça de garoupa com cerca de 2 a 3 kg (eu utilizei uma garoupa com cerca de 1 kg, pois não tinham cabeça de garoupa) *
1 sapateira de 900 gr ou mais (já cozida, congelada)
Algumas amêijoas (cerca de 20), boas, frescas e de rio
1 cebola média
1 batata média
1 talo de alho francês pequeno
1 pitada de açafrão
meia malagueta
Sal e azeite
3 embalagens de massa folhada


Preparação

Comece por temperar a garoupa com sal. Numa panela, temperada com sal, pimenta, malagueta e uns ramos de cheiro (salsa, essencialmente, mas pode adicionar outras ervas, ou mais ervas), coloque a garoupa e deixe cozer. Aproveite para desmanchar a sapateira e desfiar as suas carnes e entranhas (reserve algum deste preparado para fazer uma pasta, com maionese e mostarda e servir com tostas no momento de servir a sopa). Abra as amêijoas e retire das cascas (reserve). Numa panela, colocar azeite e um dente de alho descascado e aquecer. Colocar a cebola e deixar estrugir. Adicione a batata e o alho francês e deixe suar durante alguns minutos. Adicione algum do caldo do peixe (onde cozeu a garoupa). Pegue na varinha mágica e passe a mistura de vegetais, rectifique os temperos, adicione um pouco da mistura da sapateira e do peixe (já arranjado e sem espinhas) e passe novamente com a varinha mágica. Tem o creme pronto que pode, agora enriquecer com uma pitada de açafrão e natas ou mesmo uma gema de ovo (eu optei só pelo açafrão).

Colocar o creme nas tigelas e por cima a garoupa desfiada, a sapateira e algumas amêijoas. Colocar a massa folhada por cima das tigelas e pincelar com uma gema de ovo. Levar ao forno até a massa folhada estar dourada, como se vê na foto.



PS - opte por umas taças redondas e mais pequenas, pois arrisca-se a que aconteça o mesmo que me aconteceu... se repararem a massa apresenta nos cantos pequenos buracos, pois a massa começou a cair para o centro da taça. De qualquer forma, ficou deliciosa, e mesmo a massa do centro estava cozida!

* quando comprar a cabeça de garoupa, tenha em atenção a sua frescura, verificando os olhos do peixe que se devem apresentar salientes e brilhantes. As guelras quando presentes, também nos dão boas indicações em relação à frescura do peixe, e estas devem estar vermelhas, de cor bem viva.


7 comentários:

  1. Amiga, ficou magnífico o teu creme em massa folhada. Ficaram lindíssimas as tuas tacinhas. Agora fica bem mais fácil perceber. Adorei, lindas.

    ResponderEliminar
  2. De apresentação muito bonita, o sabor hummm imagino uma delícia :*

    ResponderEliminar
  3. Estava a ver que as meninas não eram fãs de peixe.. ninguém comentava :(

    beijinhos a todas e obrigada pelos simpáticos comentários!

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindas e deliciosas esta tacinhas!!!!
    Fantástico e muito original!!!!!!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. ana eu ca adorei e so nao comentei mais cedo porque so hoje aqui vim.
    cinco estrelas.
    beijocas

    ResponderEliminar