segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sapateira recheada




Este fim de semana tive uns amigos a jantar lá em casa e quis preparar uma ementa especial... dei algumas voltas à cabeça pois existiam alguns ingredientes proibidos na ementa, tal como o queijo, cogumelos, tomate...

Não sei se vos acontece, mas quando convido alguém para almoçar ou jantar, tenho sempre a mania de perguntar se há algum ingrediente de que não gostam. Até aqui não há novidade e penso que a grande maioria o faz. Mas o curioso é que quando me dizem que não gostam de x,y ou z, só me lembro de receitas em que estes ingredientes estão presentes. lololol Nesta ocasião, só me lembrava de cogumelos recheados, massa filo com queijo de cabra e tomate, lasanha com molho de tomate e queijo, rolinhos recheados com queijo da serra, enfim...

Mas a salvação... os meus amigos adoram peixe e marisco...

Estava decidido!

Entradas
Sapateira recheada
Queijo fresco
Azeitonas
Tostas

Prato principal
Massada de tamboril com gambas

Sobremesa
Panna Cotta de baunilha com molho toffee


Para já, fica a receita da sapateira recheada.

Esta sapateira foi comprada "vivinha da silva " no mercado, no Sábado de manhã e comida ao jantar. Cá está ela, prestes a ser cozida :)




Preparação

Cozer a sapateira durante 20 minutos em água temperada com sal, duas malaguetas, cascas de cebola. Depois de fria, abrir e retirar todo o conteúdo, reservando a carapaça para depois colocar o recheio. Por vezes, parto logo as pernas e retiro a "carne" também.

Colocar os ovos a cozer. Descascar, picar na 1,2,3 e reservar. Fazer o mesmo com os pickles  - usei apenas couve flor pois era o que havia na despensa, mas se tiverem por exemplo cenoura, fica muito bem, pois por cima do recheio podem pôr uma fila de ovo picado e outra de pickles de cenoura - cria um contraste engraçado. Eu como não tinha, pus ovo picado por cima com um raminho de salsa.

No recepiente onde se colocou o conteúdo da sapateira, adicionar metade dos ovos picados, os pickles picados finamente, adicionar duas colheres de sopa de maionese, 1 colher de chá de mostarda, 2 colheres de sopa de cerveja e misturar bem. Provar e rectificar temperos. No caso do molho ficar muito liquido, não desespere e adicione pão ralado.

Servir com tostas ou pão caseiro tostado.

Bom proveito!

4 comentários:

  1. Nossa nunca tinha visto este prato!
    Achei bem interessante!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. olha nao me importava nada de ir ai jantra a casa com um manjar deste
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ai prima, já viste bem os olhinhos da sapateira? Parece que adivinhava o triste destino!!! lol

    ResponderEliminar