segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Compota de laranja

A inspiração veio daqui e é fácil perceber porquê... compota tradicional, apurada e que fica deliciosa? Pois bem, mãos à obra... ainda por cima não é nada dificil de fazer :)



Deixo-vos a receita original com as devidas alterações que fiz.

Ingredientes:

750g de boas laranjas
1,5l de água (acho que é demasiada água, da próxima vez vou reduzir para 1 litro)
1,5kg de açúcar
Sumo de meio limão (não pus - acrescentei dois paus de canela)

Confecção:
Lave muito bem as laranjas e cortam-se em quartos de lua muito fininhos.Deite a laranja cortada dentro de água e deixe ficar a macerar durante 8 horas (deixei de um dia para o outro). Deite depois tudo num tacho e faça ferver até que as cascas da laranja estejam quase moles (cerca de 1 hora).




Junte o açúcar e o sumo do limão e deixe o doce continuar a ferver lentamente, cerca de 1 hora para ganhar consistência.Para verificar se está pronto, deite um pouco num pires, deixe arrefecer e passe o dedo ao meio, se abrir estrada está pronto, se não, deixe continuar a ferver lentamente até obter a espessura desejada. Por fim, retire o doce do lume, retire a espuma que ficou à superficíe, deixe-o amornar e, com ele, encha frascos apropriados e vede-os.



Nota: eu acabei por encher uma série de frascos e já no final sobejou algum liquido, já sem cascas de laranja. Como não quis deitar fora, resolvi levar novamente ao lume para engrossar e ficou uma geleia excelente.

A Prova: o doce é de facto soberbo. Acompanha lindamente bolo de iogurte, limão, laranja, etc. Mas como eu gosto mesmo é com bolachinhas de água e sal.

10 comentários:

  1. Também fiz doce de laranja este fim de semana... que podia ter ficado melhor mas este teu com os pedaços de laranja está optimo!! Bjks

    ResponderEliminar
  2. Divinal, adorei a compota de laranja. Muito boa partilha. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei docinho de laranja, incrível não é amiga. Mas parece-me muito bem, ue côr maravilhosa. Tb, andei nos doces este fim de semana, fiz de abóbora com nozes e também te acompanho na escolha de uma bolachinhas de água e sal com o doce. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É mesmo a melhor receita de compota de laranja que conheço! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ainda nunca fiz compota de laranja mas a receita agradou-me muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Deve ficar muito bom, nunca comi este doce, mas com certeza é delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. nunca provei de laranja
    que maravilha
    vou guardar a receita
    beijocas

    ResponderEliminar