terça-feira, 26 de outubro de 2010

Panna Cotta de Baunilha com molho toffee



Ingredientes para a panna cotta
500ml de natas
200g de açúcar
3 folhas de gelatina
1 vagem de baunilha

Preparação
Mergulhe as folhas de gelatina em água fria por 10 minutos. Corte longitudinalmente a vagem de baunilha. Extrair as sementes e adicioná-las às natas. Adicione o açúcar e aqueça em lume baixo, sem ferver. Adicione a gelatina e mexa até dissolver bem. Despeje a mistura em moldes ou copos. Deixe no frigorifico, de preferência de um dia para o outro para solidificar bem.

O molho toffee, inspirado no blog maravilhoso da Patrícia, que por sua vez se inspirou num blog não menos merecedor de elogios, a Eryn, segue aqui, com a receita transcrita.

Ingredientes para o molho toffee
150g de açúcar amarelo (utilizei 200 gr)
150ml de natas (1 pacote de natas)
25g de manteiga meio-sal (usei normal sem sal)
1 pitada de sal grosso

Preparação
Pôr o açúcar ao lume com uma gotas de água, sem mexer, até obter um caramelo. Retirar do lume, juntar a nata quente e o sal e mexer com uma colher de pau e voltar a colocar ao lume. Juntar a manteiga e mexer até obter um caramelo liso e ligeiramente espesso. Reservar e mexer de vez em quando.

Nota: é muito importante que as natas estejam bem quentes porque ao misturar com o caramelo, a mistura entra em ebulição (foi o que me aconteceu, pois as minhas natas estavam apenas aquecidas ligeiramente).

Montagem

Comecei por descascar umas laranjas e cortei-as em fatias e reservei. No prato coloquei umas bolachinhas de água e sal e por cima um pouco de compota de laranja que fiz e cuja receita podem encontrar aqui no blog. Tinha também um bolinho de chocolate e achei engraçado fazer umas "rodinhas" só para dar mais uma animação ao prato. Por ultimo a panna cotta. Se tiver alguma dificuldade em desenformar, passar as formas (as minhas são de aluminio) em água quente, muito rapidamente e desenformar.

Aqui está a linha de montagem.


 
Bom apetite

5 comentários:

  1. Menina mas que coisa boa!!!
    Adorei.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que delícia!!

    Hoje fiz um molho muito, muito parecido! :)

    ResponderEliminar
  3. Parece-me delicioso. Obrigada pela visita ao meu blog :)

    ResponderEliminar
  4. mas que belo prato
    esta uam maravilha essa conjugaçao de sabores
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. QUE COISA MAIS APETITOSA, NUNCA FIZ PANNA-COTTA, MAS UM DIA DESTES VOU FAZER, ADOREI O ASPECTO 5 *
    . BJS

    ResponderEliminar