segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Simplesmente Muffins






Este fim de semana esteve mesmo propício para se ficar em casa e desfrutar de coisas bem doces, por forma a compensar o frio que se sentia lá fora! Não fugimos à regra e com dois lanchinhos marcados com amigos, fizeram-se estes muffins. Foram a estreia de umas formas de silicone que tinha comprado já há muito tempo.

Depois de muito procurar, encontrei esta receita num livro de receitas do Pingo Doce... são simples e saborosos, excelentes para acompanhar com compotas e um chá bem quente. Servi com doce de morangos em pedaços e compota de abóbora com amendoas. Podem encontrar a receita do doce de abóbora aqui neste blog.

Ingredientes
250 g farinha (utilizei metade farinha de trigo e metade farinha maizena)
250 ml de leite
125g açúcar
125g manteiga (derretida)
2 ovos grandes
2 colheres chá de fermento
1 colher chá de sal
raspa e sumo de 1 limão pequeno

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar farinha, sal e fermento. Num outro recipiente, bater a manteiga até ficar esbranquiçada, juntar as duas gemas de ovo e continuar a bater. Adicionar o açúcar e o leite e bater até obter uma mistura homogénea. Juntar aos ingredientes secos e misturar com o batedor de varas o suficiente apenas para combinar. Junte as duas claras de ovo batidas em castelo e envolva delicadamente. Acrescentar então a raspa e sumo de limão.

Deitar a massa nas formas (rende aproximadamente 10 muffins) e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Como podem ver pela foto, tenho apenas uma forma de 6 muffins, o que fez com que tivesse de me socorrer de outras formas lá por casa para aproveitar a massa restante :) sairam madalenas.. e uma outra coisa que vou postar a seguir...

4 comentários:

  1. bem...qeu delicia!!! eu adorei!! ja pos si so os find desemana sao bons!! assim ainda melhor!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram magníficos os teus muffins e as tuas madalenas. Que lindos e devem ser deliciosos.

    ResponderEliminar
  3. hum que maravilha que ficaram esses muffins.
    este tempo comvida mesmo a docinhos a cha para acompanhar.
    beijinhos

    ResponderEliminar