quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Compota de abóbora




Um dos defeitos/qualidades que eu tenho é que não gosto de perder tempo com absolutamente nada... por exemplo, quando compro um gadget ou uma máquina lá para casa, quem costuma ler o manual das instruções é o marido e depois ele faz o resumo... ou então, começo logo a mexer na máquina (por isso é que compro coisas user friendly...). Na cozinha, quando as receitas pedem medidas exactas, eu tendo, por vezes, a "aldraba-las"... isto aconteceu com a compota de abóbora. Tinha meia abóbora no frigorifico já quase a passar e não sabia o que fazer com ela... já tinha feito uma série de sopas e não me apetecia fazer mais. Por isso, uma compota vem sempre a jeito... não segui nenhuma receita, pois não estava com paciência para procurar a receita, por isso aveturei-me e saiu bastante bem!

Ingredientes
Abóbora cortada aos pedaços pequenos, devo ter utilizado cerca de 1,5 kg
Acúcar a gosto (gastei 1 kg)
2 paus de canela
Casca de limão (2 ou 3)
Amendoas peladas (a gosto)


Preparação
Corta-se a abóbora, retira-se a casca, corta-se de novo aos bocados pequenos e lavam-se. Pesam-se esses bocados. Para cada quilo de abóbora junta-se o mesmo peso em açúcar (eu usei um pouco menos). Envolve-se tudo, misturando, com colher. Leva-se ao lume, com os paus de canela e casca de limão a cozer, em lume brando.

Quando estiver no ponto, com uma cor ligeiramente douradinha, e com consistência de compota, junta-se, se pretender, um pouco de amêndoas cortadas aos bocadinhos.

Envolve-se tudo de novo. Guarda-se em frascos e deixa-se arrefecer. Quando frio, cobre-se a parte de cima da compota com um pouco de açúcar e tapa-se com tampa. Optimo, acompanhado com queijo fresco, requeijão, queijo flamengo, tostinhas, ou bolacha......

5 comentários:

  1. Gosto muito de compota de abobóra, mais nunca juntei amendoas. Achei interessante. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. que BOMMMMMMMMMMMM!!! com queijo com tostas com TUDO!

    ResponderEliminar
  3. Oh amigaaaaaaaaa, eu gosto tanto de doce de abóbora. Ficou lindo. eu prefiro com nozes, mas este teu, ui, uiiiiiiii. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. e saiu muito bem linda

    eu fiz ma com nozes:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar