quarta-feira, 29 de Abril de 2009

Massada de Tamboril com Gambas

Ingredientes (4 pessoas)

1 tamboril fresco (aprox. 3 kg)
0,5 kg de camarões
Massa cotovelinhos (milaneza)
2 tomates chuchas maduros

1 cebola média
sal
2 a 3 dentes de alhos
1 malagueta
Azeite
1/2 cubo de caldo knorr mariscos (facultativo)
1 ramo de salsa

Confecção

Tempere o tamboril com sal . Eu prefiro o tamboril fresco, que em regra compro no mercado perto de minha casa. Prefiro sempre o peixe que se apresenta inteiro, por arranjar, e com o figado inteiro e sem apresentar manchas esverdeadas. O figado do tamboril é muito saboroso e não se deve deitar fora, junte ao tamboril quando este estiver quase cozido, caso contrário desfaz-se.

Coloque azeite por forma a cubrir a base de um tacho largo. Pique a cebola finamente e descasque os alhos e junte ao azeite. Leve a refogar até a cebola ficar translúcida. Descasque os tomates chucha e pique também finamente e leve a refogar. Junte a salsa lavada e atada, por forma a fazer um pequeno ramo de cheiros. Deixe cozinhar durante algum tempo até que o tomate fique cozido (2 a 3 minutos).

Entretanto, descasque alguns camarões e reserve. Reserve alguns inteiros para decoração (2 por pessoa). Eu utilizei os saborosos camarões já cozidos do pingo doce. Mas para quem tem tempo, aconselho a comprar congelados e cozer em casa para que possa aproveitar a água da cozedura para a massada. Neste caso, pôr água a ferver temperada com sal, 2 malaguetas, cascas de cebola. Quando ferver adicionar os camarões e esperar que levante fervura - deixar assim 4 a 5 minutos - tirar com a escumadeira para um recipiente com água gelada (com cubos de gelo) e escorrê-los. Ficam lindos! Aproveitar a água da cozedura, mas não esquecer de coá-la antes de utilizar, para evitar alguma impureza...

Voltanto ao refogado... junte o tamboril e um pouco de água da cozedura do camarão (eu como não tinha a água, aproveitei tudo o que era cabeças do camarão descascado pûs num copo triturador e passei-as com a varinha mágica. Depois coei o suco e juntei água a ferver). Deixar o peixe cozer em lume brando. Provar o molho para o caso de ter de rectificar os temperos.

Quando o peixe estiver quase cozido retirar as postas para um recipiente e reservar. Juntar mais água ao refogado e colocar a massa de cotovelinhos. Eu uso a da Milaneza porque acho que é uma massa que mantém a sua forma e não coze em demasia (desde que não nos esquecemos dela). Quando a massa estiver quase cozida junte os camarões descascados, deixe ferver e a seguir coloque o tamboril. Picar, se quiser, uns coentros e polvilhar - servir de imediato!! Com bastante molho....

Uma delícia! Esta receita fi-la este fim de semana passado, no dia 25 de Abril e ficou óptima!

Outras sugestões: para quem goste da comida bastante condimentada, pode juntar pimentos picados, pimentas moídas, vinho branco. Eu prefiro saborear o sabor do peixe e dos camarões.

Sem comentários:

Enviar um comentário