quinta-feira, 16 de abril de 2009

Congelar/Descongelar...

Regras básicas de congelamento:

- Quanto mais rápido o alimento for congelado e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final;
- Retire sempre o ar de dentro das embalagens que serão congeladas, porque ele prejudica o congelamento;
- Identifique com uma etiqueta o nome do alimento, a quantidade e data do congelamento. Fica muito mais fácil saber o que está na embalagem e se o conteúdo ainda é próprio para o consumo;
- Congele porções que possam ser utilizadas de uma só vez;
- Mantenha uma lista dos alimentos congelados. Assim, você não precisa abrir o congelador sem necessidade!

Você sabia que a clara crua pode ser congelada em recipientes bem fechados até 3 meses no congelador?


Regras básicas de descongelamento

Não basta manter as propriedades dos alimentos enquanto ele permanece congelado. É preciso também estar atento para que o alimento não perca qualidade durante o descongelamento.

- Para não prejudicar a qualidade dos alimentos, evite descongelar em água corrente;
- Vegetais congelados no processo de branqueamento podem ser imediatamente refogados ou cozidos;
- Molhos podem ser descongelados directamente em lume baixo;
- Os restantes alimentos, incluindo carnes, aves, peixes, massas, bolos recheados e sobremesas geladas, devem ser retirados do congelador 24 horas antes do uso e colocados no frigorifico.

A escolha das embalagens

A embalagem ideal é aquela que não permite que o alimento entre em contacto com o ar frio e seco do congelador, evita a passagem de cheiros, não se rasga facilmente, resiste à gordura, adere ao alimento antes do congelamento e solta-se com facilidade do produto congelado.

Para alimentos sólidos:

a) Sacos próprios para congelamento, facilmente encontramo-os à venda em qualquer superfície comercial. Após a colocação dos alimentos, o ar deve ser retirado, fechando-se a abertura com arame plastificado.

b) Folhas de Alumínio, duplas e bem pressionadas, com a face mais brilhante em contato com o alimento.

c) Recipientes Plásticos com Tampa (Se o alimento não chegar ao nível da tampa, introduz-se folha de alumínio, papel-manteiga ou plástico no espaço vazio, para evitar a formação de cristais de gelo)

d) Bandejas e Pratos Aluminizados, com tampa: agir de acordo com as instruções do item anterior; não havendo tampa, envolva a bandeja ou prato num saco plástico, extraia o ar e feche com arame plastificado.

e) Plástico Aderente, vendido em rolos, bem pressionado sobre os alimentos para evitar bolhas de ar.

f) Travessas tipo Pirex, que também são muito práticas para congelamento, só devem ser levados ao forno para descongelamento enquando este estiver frio; caso contrário ocorrerá choque térmico. Dica: Para não ficar com os recipientes tipo pirex retidos no congelador, basta revesti-los previamente com plástico e desenformar os alimentos depois de congelados, levando-os novamente ao freezer devidamente acondicionados.

Para alimentos líquidos:

Recipientes de Vidro, Plásticos ou Formas de Gelo

Obs: Como os líquidos se expandem no processo de congelamento, é necessário deixar uma margem de cerca de 2 cm da borda dos recipientes.


Nota: As embalagens devem ser etiquetadas, constando as datas de preparo e validade para consumo, o tipo do alimento ou seu número (caso se utilize um índice).

1 comentário: