quarta-feira, 18 de Janeiro de 2012

Pavlova e menina da festa!


A menina dos meus olhos está na primeira fila mesmo ao lado dos pastéis de nata. Engalanada com framboesas e recheada com queijo creme. Todos perguntaram se fui eu que fiz o suspiro, o merengue.. houve até quem me levasse à mesa para perguntar o que era aquilo que tinha acabado de comer e que tinha achado um mimo! 

Aqui fica a receita, inspirada no blog . Fiz umas pequenas alterações à receita. 

Ingredientes :
(receita da pavlova de Donna Hay para Masterchef Australia)

8 claras
400 g de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho (Maisena)
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

500g de queijo creme à temperatura ambiente
4 colheres de sopa de açúcar em pó
Framboesas (usei poucas, mas só tinha uma embalagem pequena e não deu para mais)

Preparação:

1. Ligue o forno e regule-o para 150ºC.

2. Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira electrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar completamente duras e muito brilhantes (Se não atingiu este ponto, nem vale a pena colocar a mistura no forno...)

3. Junte agora o amido de milho peneirado e o vinagre e mexa bem com uma vara de arames para envolver muito bem.

4. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Coloque as claras dentro desse circulo e com a ajuda de uma espátula molde as claras de modo a ficarem dentro do circulo e direitinhas, como se de um bolo se tratasse.

5. Coloque a pavlova no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar a pavlova durante 1h20 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-a arrefecer completamente lá dentro antes de a retirar. Deixei a noite inteira e nunca abri o forno. 

6. Bata o queijo-creme com o açúcar em pó e coloque no centro da pavlova arrefecida. Decore depois com as framboesas ou outra fruta que goste (fica ótimo com morangos, kiwis, pêssegos, mangas). Em vez do queijo creme pode bater natas e usar. Pode também juntar 1 a 2 colheres de cacau em pó à pavlova e fazer uma pavlova de chocolate. 

2 comentários: