sexta-feira, 26 de novembro de 2010

E tudo o vento levou


Claro que não foi o vento e eu até tenho vergonha de dizer isto... mas desapareceu e fui eu que a comi toda.

Assumidamente, confessa do pecado da gula.

Como vos disse, no post anterior, o fim de semana que passou, foi passado na cozinha de volta de receitas novas. Saiu um frango no forno, almendrados, bolachas do blog da Patrícia do Coco e Baunilha e ... esta tarte fantástica, inspirada num livro (Tartes, empadas e folhados das Edições ASA) que requisitei na Biblioteca José Saramago no Feijó. Espaço belissímo e recentemente inaugurado. A Biblioteca foi inserida, inteligentemente, junto ao pólo de escolas preparatória e secundária no Feijó - concelho de Almada e constitui, a par do Centro Cívico, um espaço bastante agradável e com inúmeras actividades, para os graúdos e mais pequenos. Durante a semana, as actividades estão orientadas sobretudo para as escolas, e ao fim de semana, temos a hora do conto para os pais que queiram levar os pequenos (requer inscrição prévia). Eu aproveitei e vou levar os pequenos no proximo dia 4 de Dezembro a ouvir a história do "Lobo quase bem comportado". A técnica da biblioteca, que simpaticamente me recebeu, explicou que depois da história, as crianças são convidadas a fazerem um pequeno trabalho manual, que pode ser um simples desenho sobre o conto. E até podem, se quiserem, expor o seu trabalho num placar que se encontra na Biblioteca.

Bom aqui está a tentação...


Ingredientes

- 200 gr de Farinha
- uma pitada de sal
- 65 gr de manteiga
- 2 colheres de sopa de óleo
- 4 maçãs reinetas (eu não tinha em casa e por isso usei umas maças vermelhas pequeninas e acabei por ter de descascar umas 7 ou 8 maçãs, tal eram o seu tamanho)
- sumo de meio limão
- 50 gr de açúcar mascavado
- 20 gr de amido de milho
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 gema
- 20 gr de açúcar em pó



Aqui está ela, pronta para entrar no forno.

Coloque numa tigela a farinha, a pitada de sal, 50 gr de manteiga amolecida e o óleo. Amasse tudo com as pontas dos dedos e vá adicionando, aos poucos, a água necessária (entre 0,5 dl e 1 dl), para obter uma massa moldável.

Cubra a massa com película aderente e deixe-a a repousar cerca de uma hora.

Entretanto, descasque as maçãs, e fatie-as. Regue-as com sumo de limão. Misture o açúcar mascavado com o amido de milho e metade da canela em pó e polvilhe as maçãs com a mistura.

Unte com a restante manteiga uma pequena forma de tarte. Estenda a massa e forre com ela a forma, deixando que ultrapasse o bordo em cerca de 3 cm.

Espalhe o preparado de maçã no fundo da forma e dobre a massa excedente sobre o recheio. Pincele a massa com a gema batida com um pouco de água.

Polvinhe o recheio que ficou visível com o açúcar em pó e a restante canela.

Leve a cozer 40 minutos em forno a 190 ºC.



Não deixei migalha para que outros comprovassem a delícia que é esta tarte de maçã. Simplesmente divinal.











11 comentários:

  1. Eu também era capaz de comer essa tarte sozinha....se a apanhasse por aí! Belíssima! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Que maravilhosa tentação!!
    É mesmo de fazer perder a cabeça. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tou farta de ver tartes de maçã e não poder provar nenhuma. eu sei que podia fazer uma mas corria o risco de ter de a comer toda sozinha já que a malta aqui de casa dispensa.

    A tua tarte merecia uma dentada, mas já a comes te toda.Gulosa!!!


    Bjokinhas,


    Rita

    http://bembons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Ritinha... faz esta tarte e não te vais arrepender :)

    ResponderEliminar
  5. Ola Ritinha,
    Venho agradecer a visita ao meu blog.
    Também já sou seguidora.
    Adorei a introdução... O que ja me ri
    (no bom sentido). Também com uma delicia
    destas, que e' que pode resistir hehehe.
    Ficou com um aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ana,
    Desculpa enganei-me no nome...
    Isto e' o que da ver estas coisas
    as 7 horas da manha.
    Beijinhos e mil desculpas

    ResponderEliminar
  7. Que pena o vento ter levado essa tarte tão boa.

    ResponderEliminar
  8. Que beleza... na minha casa tembém o vento levava!! hehe
    Visitei o blog e gostei muito!!
    Beijinhos e continuação de bom trabalho!! :D

    ResponderEliminar
  9. hum que maravilha que esta esta tarte
    sua gulosa podias m ter chamado que tinha comido contigo lol
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela visita ao meu blog, assim fiquei a conhecer o teu!
    Esta tarte está perfeita mesmo linda!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana
    Esta é uma sobremesa bem divinal.
    O vento trouxe-a agora até terras de sua majestade.
    Votos de Feliz Natal.
    Obrigada pela visita a Magic Flavours ♥

    ResponderEliminar