quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Guardanapos e não são de papel



A noite já ía longa mas mesmo assim ainda tive tempo para experimentar esta receita - já estava anotada há muito mas ainda não tinha sido possível fazê-la. É um dos doces que o meu marido adora. E ele é tão esquisito e nada guloso (o mesmo já não se pode dizer da minha pessoa). Bom, não ficaram exactamente como eu esperava - acho que tinha o forno demasiado quente. Mas posso-vos dizer que mesmo assim ficaram um must.


Ingredientes

100 grs. de açúcar
3 ovos
2 gemas de ovo
70 grs. de farinha de trigo
açúcar q.b.
creme de pasteleiro ou doce de ovos q.b.

Modo de preparação
1 - Bata muito bem até obter um creme fofo, o açúcar, os ovos, as gemas e a raspa da casca de limão.

2 - Junte a farinha deixando-a cair em chuva entre os dedos, enquanto com a outra mão mexa debaixo para cima, até a farinha estar bem ligada.

3- Deite o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e bem untado com manteiga, alise a massa para formar uma camada fina.

4 - Leve ao forno bem quente cerca de 12 minutos. (eu não deixei tanto tempo mas mesmo assim acho que passaram um pouco da conta. Contei apenas uns 8 minutos).

5 - Depois de cozida, retire do forno e desenforme sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar.

6 - Corte a massa em pequenos quadrados iguais, barre-os com o creme e dobre-os formando um triângulo.


Aqui, o tabuleiro pronto para ir ao forno.

Agora, o doce de ovos.... ficou uma verdadeira delicia. Já comi umas quantas colheradas... mesmo sem o dito guardanapo. Shame on me...

Ingredientes

250 gr de açúcar
6 gemas
1 clara
2,5 dl de água

Modo de Preparação
Levar ao lume o açúcar com a água até obter ponto de pérola e deixar arrefecer. Bater as gemas com a clara e juntar colheradas de calda para dentro dos ovos batidos, aos poucos. Levar novamente ao lume até engrossar sem deixar ferver. Na altura de aplicar misturar ao doce uma colher de chá de água, mexendo bem até ficar incorporada.

Nota: a foto do guardanapo foi recheada ainda com o doce de ovos quente e por isso tem um aspecto algo liquido. Mas posso assegurar, que ficou com a consistência que se exige de um doce de ovos. No ponto :)

5 comentários:

  1. Nossa, não conhecia esse doce...que maravilha!
    =)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Bem, já não como um guardanapo já nem sei há que tempos...

    ResponderEliminar
  3. eu adorava este bolo em pequenina
    agora aos anos que nao como
    e nunca experimentei fazer emn casa mas agora ja sei como
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Eu sou louca prá fazer esse doce mas não sei se é fácil de acertar..bem vou anotar e criar coragem, bjs
    Maura

    ResponderEliminar
  5. Amiga, só fiquei com uma pequena dúvida nesta tua receita, que é o porquê de não teres trazido um guardanapo que não é de papel, para eu provar???? Responde se puderes :)

    ResponderEliminar