Tal como imaginava, o bolo de aniversário ficou um pouco seco... também pudera, esqueci-me do bolo dentro do forno, para além de que tinha a temperatura nos 220 C (tinha feito uma massa folhada e não me lembrei de alterar a temperatura)... conclusão, de repente, começa um cheirinho a aparecer na sala, tipo "algo se passa e não me lembro o quê"... bolas! O Bolo! Também não pensem que ficou queimado, nada disso, apenas demasiado cozido nas laterais e fundo e, mal cozido no meio :)
Ingredientes
250 gr de manteiga
250 gr de farinha (utilizei 125 gr de maizena e a restante farinha de trigo)
280 gr de açúcar
9 gemas
5 claras batidas em castelo
1 colher de chá de fermento
100 gr de amendoas picadas grosseiramente
1 lata de leite consensado cozido
Cobertura
Adquirida na Loja Casa de Bolos no Centro Comercial Arco Iris (Campo Pequeno). Obrigada Elisabete http://kindineosonho.blogspot.com/ por me teres indicado a loja. *
Preparação
Bata a manteiga até ficar esbranquiçada, junte o açúcar e continue a bater. Adicione as gemas, uma a uma, e entre as adições bata bem a massa. Junte as farinhas e o fermento e envolva bem. Adicione as amêndoas (triturei-as na máquina 123, com pele) e misture. À massa, adicione agora as claras batidas em castelo, envolvendo delicadamente. Leve a cozer em forma redonda, forrada com papel manteiga, para não ter problemas em desenformar o bolo. Forno a 180 C, durante uns 40 minutos.
Passado 2/3 minutos de tirar o bolo do forno, desenforme e deixe arrefecer por completo (importante!) o bolo sobre uma grade. Depois de arrefecido corte o bolo ao meio com o auxílio de uma faca de cortar pão, para facilitar as coisas faça um pequeno corte no bolo na vertical, assim saberá sempre onde deve colocar "a tampa" do bolo, depois de recheado e assim fazer um match perfeito. Recheie o bolo com o leite condensado cozido e coloque a parte de cima do bolo. Reserve uma colher de sopa do leite condensado.
Prepare a pasta de açúcar. Pegue e amasse um pouco, se estiver muito rija, como foi o meu caso, leve ao microondas 20 segundos no máximo. Eu trabalhei a massa na bancada de mármore, mas o ideal será fazê-lo sobre uma placa de silicone, para que não pegue. Para resolver este problema, coloquei açúcar em pó para conseguir estender a massa. Estender a massa fina. Barrar o bolo pelo exterior com a tal colher de sopa de leite condensado, para a pasta de açúcar agarre (dica do senhor da loja). Com o auxílio de um rolo da massa, desprenda a pasta de açúcar e ponha cima do bolo. Ajuste com as mãos e corte o excesso. decoração ficará tão mais bonita, se o bolo não tiver imperfeições... como podem ver pelas minhas fotos o meu bolo ficou com um baixo no meio, devido à massa não estar tão cozida no centro. Enrolar a pasta com cuidado para debaixo do bolo. Vêm aí as margaridas... com um utensílio próprio para as fazer, que comprei na loja Casa dos Bolos. Estender a pasta de açúcar finamente e cortar com o cortante e colar, sim colar... no bolo. O senhor vendeu-me uma cola alimentar para colar as margaridas... barata.
Dificuldade? Nenhuma, é bastante mais fácil do que pensava trabalhar pasta de açúcar. Certezas? Sim, nunca mais vou comprar um bolo de aniversário!
* A loja Casa dos Bolos é um espaço pequeno mas com muitas coisas fantásticas para quem gosta de confeccionar bolos e decorá-los. Desde formas para bolos, de todos os géneros (números, redondas, flores, carros, laços, etc.), a cortadores (comprei as ditas margaridas... mas há folhas, flocos de neve, flores diversas,estrelas, arvores...), as pastas de açúcar (covapaste, pasta portuguesa e outras...), os sacos de pasteleiros, corantes, enfim (é só imaginar e está lá). O senhor que me atendeu é uma simpatia e inclusivé explicou-me tim por tim como devia aplicar a pasta de açúcar. Fica aqui o link para quem quiser visitar http://casadebolos.blogspot.com/ (podem consultar os preços dos produtos no próprio site... ).