Comfort food? Afinal do que é que se trata? Penso que possa trazer diferentes lembranças a cada um de nós. Hoje quando se fala de comfort food, fala-se de recordações, de comidas/receitas que pela sua simplicidade nos fazem recordar cheiros, sabores e pessoas que nos são queridas. São receitas/comidas que nos levam até territórios que nos são familiares, protegidos e confortáveis. As minhas comfort foods são imensas, mas há aquelas, que não sei bem explicar, são intensas e cheias de boas recordações.
Não posso eleger só uma... são as sopas da minha mãe, os assados no forno de lenha, em especial o cabrito com arroz de miúdos, feito pela minha avó paterna, no forno de lenha da família, as frutas colhidas na brincadeira com os inúmeros primos em tempos de férias, são as castanhas apanhadas com sofrimento, seja pelo frio ou pelos picos dos ouriços acabados de cair, as "cricas" secas e rijas, os figos pingo de mel da minha avó, até mesmo os serões em volta de uma pilha de amendoas por descascar * , a prova do mosto, enfim... são tão boas recordações!
*leia-se a casca verde da amendoa, em que com pequenas facas se acabavam de descascar, depois de os homens as terem "pisado" com paus.
Desafio quem me lê a pensar nas suas comfort foods e, quem quiser, as escrevê-las nos seus blogs...
Hoje trago esta receita que se enquadra em pleno no conceito, espero que gostem.
Ingredientes
1 frango
400 g de azeitonas verdes sem caroço
2 cebolas
1 kg de batatas
2 colheres de sopa de caril em pó
2 colheres de sopa de colorau
1 colher de sopa sal
pimenta, azeite
Preparação
Pré-aqueça o forno a 150 ° C. Preparar frango, lavando-o e partindo em pedaços grandes. Colocar o frango num recipiente para ir ao forno. Temperar com sal, pimenta, o colorau, o caril e o azeite. Colocar as azeitonas por cima. Descascar as batatas, cortar em rodelas, lavar e secar. Coloque-as as batatas juntas com o frango e azeitonas. Descascar as cebolas, cortar em tiras finas e misturá-las com batatas e azeitonas. Despejar uma boa dose de azeite e levar ao forno por 2 horas, mexendo ocasionalmente. Adicionar um pouco de água se necessário.
ahhh tantas lembranças que tenho...um destes dias...ve la tu..lembrei do ..rabo de Porco na sopa..SIM RABO DE PORCO VE LA!!! Lol adoro!!! esse frango esta SOBERBO!!! LINDo!!!
ResponderEliminarCá em casa franguinho com azeitonas tb é comidinha de conforto! :)
ResponderEliminarBeijinhos.
Mais uma maravilha de receita e um post "reconfortante".
ResponderEliminarComfort food tráz-me á lembrança a massa cortada com bacalhau que a minha avó fazia e que nem a minha mãe nem eu conseguimos jamais fazê-la com tal sabor.
Gostei tanto do teu post, que prometo, não sei bem quando, colocar um tópico de comfort food no meu blogue, com alguma receita que me leve de volta aos meus tempos mais felizes.
Adorei o teu frango, divino.
Beijinhos reconfortantes.
que aspecto...
ResponderEliminaruma dose por favor...
Jinhs foffos
Mas que aspecto reconfortante!!!!
ResponderEliminarEstá fantástico!!!!
Beijinhos :)
Ola Ana!
ResponderEliminarTambém tenho vários pratos que lembram a minha infancia.
Principalmente da minha avó, que mora muito longe daqui.
O seu prato está maravilhoso.
bjs
Olá Ana.
ResponderEliminarAdorei esta receitinha, aliás, tudo que vai ao forno, adoro.
mil beijinhos amiguinha
que optimo aspecto!!
ResponderEliminarsmsn.artes
ola ana
ResponderEliminare a primeira vez que venho aqui a este cantinhos e nao me engano
paranbebne sestou adorando.
beijocas