segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bolachinhas em Espiral



Inspiradissíma no Blog Cozinhar com os Anjos, fui à procura de umas bolachichas para aconchegar o estomago. Não me enganei e as bolachas são simplesmente muito boas. O bom da receita (que não fiz), é que se pode preparar a massa e depois congelar. Depois é só retirar do congelador, cortar e assar.

Ingredientes

-200 gr de manteiga
-350 gr de farinha
-170 gr de açúcar
-3 gemas (acabei por pôr quatro gemas pois a massa não ligava)
-30 gr de cacau (de boa qualidade)
-1/2 colher de café de bicarbonato
-1 colher de café de essência de baunilha (não pûs pois não tinha em casa).

Preparação
Misturar a manteiga com o açúcar e depois as duas gemas. Juntar a farinha peneirada com o bicarbonato e baunilha. Trabalhar a massa em areia sem amassar. Retirar 2/3 desta massa e amassar um pouco. Ao terço restante juntar o cacau e a outra gema. Misturar para formar uma massa.

Estender a massa branca num rectângulo sobre uma folha de papel vegetal. Fazer o mesmo à massa de cacau, sendo este rectângulo ligeiramente mais pequeno.

Colocar a massa de cacau sobre a massa clara e enrolar com a ajuda de papel vegetal. Deixar endurecer no frigorífico durante uma hora. (eu para acelerar pûs no congelador).

Cortar o rolo em rodelas e leve a cozer em tabuleiros forrados com papel vegetal em forno pré-aquecido a 180ºC durante 12 a 15 minutos. Quando começam a ficar com uma côrzinha já está (as minhas primeiras bolachas sairam um pouco escuras .....).

Bon apetit

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

E tudo o vento levou


Claro que não foi o vento e eu até tenho vergonha de dizer isto... mas desapareceu e fui eu que a comi toda.

Assumidamente, confessa do pecado da gula.

Como vos disse, no post anterior, o fim de semana que passou, foi passado na cozinha de volta de receitas novas. Saiu um frango no forno, almendrados, bolachas do blog da Patrícia do Coco e Baunilha e ... esta tarte fantástica, inspirada num livro (Tartes, empadas e folhados das Edições ASA) que requisitei na Biblioteca José Saramago no Feijó. Espaço belissímo e recentemente inaugurado. A Biblioteca foi inserida, inteligentemente, junto ao pólo de escolas preparatória e secundária no Feijó - concelho de Almada e constitui, a par do Centro Cívico, um espaço bastante agradável e com inúmeras actividades, para os graúdos e mais pequenos. Durante a semana, as actividades estão orientadas sobretudo para as escolas, e ao fim de semana, temos a hora do conto para os pais que queiram levar os pequenos (requer inscrição prévia). Eu aproveitei e vou levar os pequenos no proximo dia 4 de Dezembro a ouvir a história do "Lobo quase bem comportado". A técnica da biblioteca, que simpaticamente me recebeu, explicou que depois da história, as crianças são convidadas a fazerem um pequeno trabalho manual, que pode ser um simples desenho sobre o conto. E até podem, se quiserem, expor o seu trabalho num placar que se encontra na Biblioteca.

Bom aqui está a tentação...


Ingredientes

- 200 gr de Farinha
- uma pitada de sal
- 65 gr de manteiga
- 2 colheres de sopa de óleo
- 4 maçãs reinetas (eu não tinha em casa e por isso usei umas maças vermelhas pequeninas e acabei por ter de descascar umas 7 ou 8 maçãs, tal eram o seu tamanho)
- sumo de meio limão
- 50 gr de açúcar mascavado
- 20 gr de amido de milho
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 gema
- 20 gr de açúcar em pó



Aqui está ela, pronta para entrar no forno.

Coloque numa tigela a farinha, a pitada de sal, 50 gr de manteiga amolecida e o óleo. Amasse tudo com as pontas dos dedos e vá adicionando, aos poucos, a água necessária (entre 0,5 dl e 1 dl), para obter uma massa moldável.

Cubra a massa com película aderente e deixe-a a repousar cerca de uma hora.

Entretanto, descasque as maçãs, e fatie-as. Regue-as com sumo de limão. Misture o açúcar mascavado com o amido de milho e metade da canela em pó e polvilhe as maçãs com a mistura.

Unte com a restante manteiga uma pequena forma de tarte. Estenda a massa e forre com ela a forma, deixando que ultrapasse o bordo em cerca de 3 cm.

Espalhe o preparado de maçã no fundo da forma e dobre a massa excedente sobre o recheio. Pincele a massa com a gema batida com um pouco de água.

Polvinhe o recheio que ficou visível com o açúcar em pó e a restante canela.

Leve a cozer 40 minutos em forno a 190 ºC.



Não deixei migalha para que outros comprovassem a delícia que é esta tarte de maçã. Simplesmente divinal.











quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Almendrados - fui enganada ;)


Fui enganada literalmente, mas sinceramente ainda bem que o fui :)

O fim de semana que passou foi atreito a ficar na cozinha e a deliciar-me a fazer biscoitos, bolachas, entre outros pratos. Lá fora, o tempo não ajudava... e pedia uma boa chávena de chá e uns biscoitos. Depois de muito pesquisar decidi-me por estes almendrados retirados de uma colecção de livros que saiu em tempos na revista activa e que era alusiva a doces regionais. O pequeno livro chamou-me a atenção e a fotografia também... mas como podem ver o meu resultado ficou bastante diferente da foto... e sinceramente não me parece que com os ingredientes que indicam consigam fazer aqueles biscoitos que ali aparecem... mas... os meus ficaram deliciosos. 


O que se vê da minha cozinha?


Um lindo arco-iris... mãos à obra!

Ingredientes

400 gr de amêndoas peladas e picadas grosseiramente
200 gr de acúcar amarelo
3 claras batidas
1 colher de sopa de farinha
Algumas amêndoas para decorar

Preparação
Bata as claras e adicione o acúcar amarelo, continue a bater até homogeneizar. Adicione as amêndoas triturdas e mexer com uma colher de pau. Por fim, a farinha.

Aqueça o forno a 180º C e forre um tabuleiro com papel. Com a ajuda de duas colheres pequenas coloque a massa formando pequenos circulos, tendo o cuidado para deixar algum espaço entre as massas. leve ao forno e vigie... a assadura é bastante rápida... talvez uns 8 a 10 minutos... quando estiverem douradinhos, retirar do forno e preparar a próxima fornada. Rendeu e rendeu uma série de bolinhos deliciosos, macios e crocantes por fora...


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Frango recheado

Este franguinho assado fez as delícias lá em casa dos mais pequenos e graúdos também. É óptimo, versátil e serve para aproveitar alguns ingredientes perdidos pelo frigorifico. É só usar a imaginação :)




Ingredientes

- 1 Frango médio
- 1 cubo de caldo knorr
- 200 gr de queijo ralado da vossa preferência (eu usei mozarela)
- 100 gr de presunto picado
- 50 gr de passas de uva branca sem graínhas
- 50 gr de nozes picadas
- Tostas ou pão seco
- 1 ovo
- Margarina
- Alho, sal e pimenta


Preparação
Para mim a grande dificuldade nestas receitas que levam recheio, é fazer com que o mesmo permaneça dentro daquilo que estamos a rechear. Como tal, quase sempre recorro ao meu livro de eleição, que fala de técnicas básicas de culinária e que é uma preciosidade - Técnicas de cozinha da Cordon Bleu  -  Aconselho vivamente a sua compra. Não é um livro de receitas mas sim de técnicas de cozinha, ensina-nos, por exemplo, a arranjar frutas, a fazer vários tipos de massas, a dessossar carnes, a arranjar peixes... uma infinidade de coisas. Lá pelo meio vai trazendo uma ou outra receita.


1.Preaqueça o forno em temperatura média (180ºc).


O recheio

Em uma tigela grande, coloque o queijo, o presunto, as passas e as nozes. Acrescente o pão ralado (tostas, pão velho) e um ovo para ligar a mistura. Tempere a gosto, com pimenta, sal, ervas.. Com a ajuda e uma colher recheie o frango e coloque umas fatias de margarida sobre o mesmo. No meio da assadura, retire o frango do forno e barre com um caldo knorr.

Aqui fica a técnica que usei para atar o frango (desculpem as fotos desfocadas... ando farta da minha máquina, que teima em não focar...).

 

1. De peito virado para cima, atar com fio de cozinha o rabo e as pernas.
2. Passar o fio pelas pernas e virar o frango de costas.













3. Cruzar a o fio e passar para a zona das assas.













4. Com o fio apanhar a zona das assas e apertar, dar a volta ao frango e cruzar novamente o fio.



Pronto :)







Cá está ele... prontinho para ir ao forno e assar. Por cima do tabuleiro coloquei uma grelha e o frango por cima e seleccionei a opção grill com ventilação para ser mais rápido e criar o efeito de frango grelhado.



Bom apetite :)