terça-feira, 26 de outubro de 2010

Panna Cotta de Baunilha com molho toffee



Ingredientes para a panna cotta
500ml de natas
200g de açúcar
3 folhas de gelatina
1 vagem de baunilha

Preparação
Mergulhe as folhas de gelatina em água fria por 10 minutos. Corte longitudinalmente a vagem de baunilha. Extrair as sementes e adicioná-las às natas. Adicione o açúcar e aqueça em lume baixo, sem ferver. Adicione a gelatina e mexa até dissolver bem. Despeje a mistura em moldes ou copos. Deixe no frigorifico, de preferência de um dia para o outro para solidificar bem.

O molho toffee, inspirado no blog maravilhoso da Patrícia, que por sua vez se inspirou num blog não menos merecedor de elogios, a Eryn, segue aqui, com a receita transcrita.

Ingredientes para o molho toffee
150g de açúcar amarelo (utilizei 200 gr)
150ml de natas (1 pacote de natas)
25g de manteiga meio-sal (usei normal sem sal)
1 pitada de sal grosso

Preparação
Pôr o açúcar ao lume com uma gotas de água, sem mexer, até obter um caramelo. Retirar do lume, juntar a nata quente e o sal e mexer com uma colher de pau e voltar a colocar ao lume. Juntar a manteiga e mexer até obter um caramelo liso e ligeiramente espesso. Reservar e mexer de vez em quando.

Nota: é muito importante que as natas estejam bem quentes porque ao misturar com o caramelo, a mistura entra em ebulição (foi o que me aconteceu, pois as minhas natas estavam apenas aquecidas ligeiramente).

Montagem

Comecei por descascar umas laranjas e cortei-as em fatias e reservei. No prato coloquei umas bolachinhas de água e sal e por cima um pouco de compota de laranja que fiz e cuja receita podem encontrar aqui no blog. Tinha também um bolinho de chocolate e achei engraçado fazer umas "rodinhas" só para dar mais uma animação ao prato. Por ultimo a panna cotta. Se tiver alguma dificuldade em desenformar, passar as formas (as minhas são de aluminio) em água quente, muito rapidamente e desenformar.

Aqui está a linha de montagem.


 
Bom apetite

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sapateira recheada




Este fim de semana tive uns amigos a jantar lá em casa e quis preparar uma ementa especial... dei algumas voltas à cabeça pois existiam alguns ingredientes proibidos na ementa, tal como o queijo, cogumelos, tomate...

Não sei se vos acontece, mas quando convido alguém para almoçar ou jantar, tenho sempre a mania de perguntar se há algum ingrediente de que não gostam. Até aqui não há novidade e penso que a grande maioria o faz. Mas o curioso é que quando me dizem que não gostam de x,y ou z, só me lembro de receitas em que estes ingredientes estão presentes. lololol Nesta ocasião, só me lembrava de cogumelos recheados, massa filo com queijo de cabra e tomate, lasanha com molho de tomate e queijo, rolinhos recheados com queijo da serra, enfim...

Mas a salvação... os meus amigos adoram peixe e marisco...

Estava decidido!

Entradas
Sapateira recheada
Queijo fresco
Azeitonas
Tostas

Prato principal
Massada de tamboril com gambas

Sobremesa
Panna Cotta de baunilha com molho toffee


Para já, fica a receita da sapateira recheada.

Esta sapateira foi comprada "vivinha da silva " no mercado, no Sábado de manhã e comida ao jantar. Cá está ela, prestes a ser cozida :)




Preparação

Cozer a sapateira durante 20 minutos em água temperada com sal, duas malaguetas, cascas de cebola. Depois de fria, abrir e retirar todo o conteúdo, reservando a carapaça para depois colocar o recheio. Por vezes, parto logo as pernas e retiro a "carne" também.

Colocar os ovos a cozer. Descascar, picar na 1,2,3 e reservar. Fazer o mesmo com os pickles  - usei apenas couve flor pois era o que havia na despensa, mas se tiverem por exemplo cenoura, fica muito bem, pois por cima do recheio podem pôr uma fila de ovo picado e outra de pickles de cenoura - cria um contraste engraçado. Eu como não tinha, pus ovo picado por cima com um raminho de salsa.

No recepiente onde se colocou o conteúdo da sapateira, adicionar metade dos ovos picados, os pickles picados finamente, adicionar duas colheres de sopa de maionese, 1 colher de chá de mostarda, 2 colheres de sopa de cerveja e misturar bem. Provar e rectificar temperos. No caso do molho ficar muito liquido, não desespere e adicione pão ralado.

Servir com tostas ou pão caseiro tostado.

Bom proveito!

Compota de laranja

A inspiração veio daqui e é fácil perceber porquê... compota tradicional, apurada e que fica deliciosa? Pois bem, mãos à obra... ainda por cima não é nada dificil de fazer :)



Deixo-vos a receita original com as devidas alterações que fiz.

Ingredientes:

750g de boas laranjas
1,5l de água (acho que é demasiada água, da próxima vez vou reduzir para 1 litro)
1,5kg de açúcar
Sumo de meio limão (não pus - acrescentei dois paus de canela)

Confecção:
Lave muito bem as laranjas e cortam-se em quartos de lua muito fininhos.Deite a laranja cortada dentro de água e deixe ficar a macerar durante 8 horas (deixei de um dia para o outro). Deite depois tudo num tacho e faça ferver até que as cascas da laranja estejam quase moles (cerca de 1 hora).




Junte o açúcar e o sumo do limão e deixe o doce continuar a ferver lentamente, cerca de 1 hora para ganhar consistência.Para verificar se está pronto, deite um pouco num pires, deixe arrefecer e passe o dedo ao meio, se abrir estrada está pronto, se não, deixe continuar a ferver lentamente até obter a espessura desejada. Por fim, retire o doce do lume, retire a espuma que ficou à superficíe, deixe-o amornar e, com ele, encha frascos apropriados e vede-os.



Nota: eu acabei por encher uma série de frascos e já no final sobejou algum liquido, já sem cascas de laranja. Como não quis deitar fora, resolvi levar novamente ao lume para engrossar e ficou uma geleia excelente.

A Prova: o doce é de facto soberbo. Acompanha lindamente bolo de iogurte, limão, laranja, etc. Mas como eu gosto mesmo é com bolachinhas de água e sal.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O bolo de aniversário dos filhotes

No fim de semana de 2 e 3 comemoramos os aniversários dos filhotes. A R. fez 4 anos e o T. 3 anos. Tivemos de fazer duas festas, uma no Sábado para a família e outra no Domingo para os amigos. A decoração do bolo foi exactamente igual para as duas ocasiões, apenas mudou a receita da massa. Inicialmente, queria fazer dois bolos diferentes mas que podessem servir a ambos... um rapaz e uma rapariga.. tipo dois em um... mas a azáfama foi tanta que não tive tempo.

Massa de cenoura (esta receita já foi publicada num outro post... receita passo a passo de um bolo decorado e não engana, sai sempre bem e deliciosa)

Ingredientes
5 ovos;
1 chavena de óleo;
2,5 chavenas de açúcar;
3 chavenas de farinha;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
3 cenouras grandes cozidas.


Preparação1 – Começar por cozer as cenouras em pouca água, temperada com um bocadinho de sal.
2 – Passar as cenouras pelo passe-vite. Reservar.
3 – Untar com manteiga e polvilhar com farinha um tabuleiro. Ligar o forno a 180ºC.
4 – Bater os ovos inteiros com o açúcar. Juntar o óleo e misturar tudo muito bem.
5 – Juntar a cenoura e continuar a bater.
6 – Por fim, misturar a farinha peneirada com o fermento.
7 – Deitar na forma e levar ao forno durante 40 minutos ou o tempo necessário para estar cozido.

Recheio de cream cheese

Ingredientes
• 60g de manteiga sem sal, temperatura ambiente

• 160g de açúcar em pó peneirado
• 1 colher (chá) de extracto de baunilha
• 1/4 colher (chá) de sal
• uma embalagem de Philadelphia

Preparação
Numa tigela junte a manteiga, açúcar em pó, sal e baunilha. Bata até combinar bem, aproximadamente 4 minutos. Experimente. Caso deseje mais doce, acrescente mais açúcar aos poucos.


Então, adicione o queijo creme gelado e bata apenas o suficiente para incorporar, 2 minutos.



Agora.... vou tentar descobrir onde pus a receita do bolo de chocolate... digo-vos uma coisa.... foi simplesmente o melhor bolo que alguma vez fiz e que alguma vez comi. Divinal!!! O problema??? É que não encontro o raio da receita :(

Ana