Há uma certa particularidade no meu gosto por figos, é que só gosto deles quando os apanho e os como junto à figueira... estranho ou não? Bom, é normal verem-me a apanhar figos logo pela fresca às 07h30/08h00 ou então já perto do pôr do sol.
Se se juntar a este facto, o de gostar ainda mais de figos, se andar à socapa a apanhá-los ainda melhor... não amigas, não pensem que sou uma ladra de figos. Tenho uma vizinha na Comporta que tem uma figueira linda e carregada de figos e como a senhora me deu autorização para os apanhar, eu não me faço de rogada. Mesmo com autorização da Dona da figueira, o meu imaginário remete-me para a minha infância onde, nas férias grandes, ficava "à solta" em terras de Tras-os-Montes e as brincadeiras preferidas era andar à socapa a roubar os primeiros bagos pintados das uvas, as cerejas e os figos. E assim, dei por mim a comer figos debaixo da árvore e a reviver estes belos tempos da minha infância.
Para a receita inspirei-me no blog do Miguel, que recomendo vivamente! Tem sido uma verdadeira delícia descobrir este blog e já estão anotadas uma série de receitas!
Deixo-vos as minhas indicações, embora as únicas alterações tenham sido na quantidade de açúcar (reduzi um pouco) e na ausência da casca de limão (não me lembrei). ahhhh e pûs também algumas nozes em alguns dos potes.
Ingredientes
1 kg de figos descascados
500 gr de açúcar
3 colheres de sopa de água
1 pau-de-canela
Nozes (opcional)
Preparação
Descasque os figos e corte-os ao meio. Junte o açúcar, o pau-de-canela e a água. Coza em lume brando mexendo de vez em quando com uma colher-de-pau. Aos 50 minutos desliguei o lume, retirei o pau-de-canela e triturei com a varinha. Depois vazei em potes esterilizados e em alguns coloquei umas quantas nozes partidas.