Os meus amores na foto... e a minha praia. Deserta como eu gosto... um pequeno segredo ainda a preservar :)
sexta-feira, 31 de julho de 2009
terça-feira, 28 de julho de 2009
Creme de Caramelo com Framboesas
Ingredientes para o caramelo
150 gr açúcar
75 ml água
Ingredientes para o creme
150 ml de leite
200 ml natas
2 ovos
4 gemas
150 gr açúcar
2 colheres pequenas de extracto de baunilha
Preparação
Colocar a água e o açúcar numa frigideira anti aderente em lume moderado. Deixar oçúcar dissolver e deixar cerca de 8 minutos até ficar caramelo. Pôr o caramelo nas formas e reservar.
Colocar a água e o açúcar numa frigideira anti aderente em lume moderado. Deixar oçúcar dissolver e deixar cerca de 8 minutos até ficar caramelo. Pôr o caramelo nas formas e reservar.
Aquecer o leite e as natas em lume baixo. Num recipiente misturar os ovos, as gemas e o extracto de baunilha. Adicionar o leite e natas quentes e misturar. Pôr nas formas caramelizadas. Colocar as formas num recipiente próprio para levar a banho maria (pôr àgua até 3/4 das formas) e levar a cozinhar durante 30 minutos a 150ºC. Retirar e deixar arrefecer. Para desenformar levar as formas a água quente durante uns segundos.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
"Bruschetta é um antepasto italiano feito à base pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão." Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ingredientes
Uma fatia de pão alentejano
1 tomate maduro
Azeite
Alho
1 fatia de queijo
Oregãos
Tostar o pão ligeiramente numa torradeira. Retirar e esfregar o dente de alho no pão e regar com um pouco de azeite. Colocar a fatia de queijo e o tomate fatiado. Salpicar com oregãos e levar ao forno até o queijo derreter e o tomate ficar assado.
Uma excelente opção quando se pretende uma refeição ligeira e rápida. Acompanhei com um ovo assado no forno...
Bom apetite!
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Cheese cake... do outro mundo... o mundo da Leonor Sousa Bastos
Para quem não conhece, e julgo que devem existir poucas pessoas que não conheçam, o blog da Leonor Sousa Bastos é uma verdadeira fonte de inspiração. Como leitora assídua, não podia deixar de reparar nesta receita que me fez logo ir a correr para a cozinha para a experimentar. Um atentado à dieta posso dizer, mas um prazer indescritível... apresento-vos o melhor cheese cake do mundo... da Leonor Sousa Bastos!
Nota: Não me atrevi a fazer qualquer alteração à receita e também ao texto que transcrevi do blog da Leonor.
Para uma forma de 20 cm de diâmetro:
Base
70 g de bolacha digestiva
28 g de açúcar mascavado claro
42 g de manteiga derretida e fria
Triturar a bolacha com o açúcar até que fique em pó.Misturar a manteiga derretida até que esteja uma mistura homogénea.
Recheio
500 g de queijo creme (utilizei o philadelphia)
170 g de açúcar
2 g de sal
140 g de ovos (aprox. 3 ovos)
14 g de gemas (aprox. 1 gema)
75 g de nata espessa
3 ml de essência de baunilha
Bater o queijo com o açúcar e o sal durante uns 3 minutos. Bater os ovos e a gema e juntar em 4 vezes à mistura de queijo, batendo sempre. Juntar a baunilha com a nata espessa e bater até que esteja homogéneo.
Pré-aquecer o forno a 160-165ºC.
Untar uma forma redonda com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal.Preparar a base de bolacha, pressionar sobre o fundo da forma e refrigerar.Preparar o recheio e deitar sobre a massa.Bater com a forma sobre a mesa para evitar borbulhas de ar.Preparar um tabuleiro com água, colocar dentro o cheesecake e deixar cozer por 1 h e 15 minutos ou até que o centro esteja firme.Retirar o cheesecake do forno e deixar arrefecer completamente. Embrulhar a forma com película aderente e refrigerar durante toda uma noite.
Desenformar.
Fonte: Culinary Institute of America
Pode comer-se simples ou servir-se com frutos vermelhos.
Para fazer o coulis de morango basta triturar morangos, coá-los e misturar com açúcar em pó a gosto.
Panquecas com camarões
Com o calor só me apetece coisas frescas e as saladas, sumos naturais, batidos gelados e afins são óptimas opções... mas de vez em quando falta a imaginação... aí nada melhor do que fazer uma pequenina pesquisa.
Fonte de inspiração http://sopavermelha.blogspot.com/2009/03/panqueca-com-salmao.html
Apenas troquei o salmão fumado, do qual não sou muito fã, por camarões que tinha no congelador e precisavam de ser consumidos!
Ingredientes
Panquecas
100 gr de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
3 ovos inteiros mais uma gema
175 ml de água
Bater tudo na lidiquificadora e deixar no frigorifico durante 30 minutos. Se a massa ficar muito espessa deitar um pouco de leite. Untar uma frigideira com um pouco de óleo e preparar as panquecas.
O recheio
Barrar a panqueca com um pouco de queijo creme, colocar os vegetais (alface, rucúla, tomates cereja) e por fim os camarões. Enrolar e está pronto.
O molho da sopa vermelha
4 colheres de sopa de açúcar
5 colhres de sopa de água
2 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de chá de maizena
1 pitada de sal
1 colher de sopa de shoyu (1)
(1) "Shoyu é um molho salgado de soja de origem japonesa, de cor escura e sabor forte. Largamente utilizado na culinária oriental."
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Panna Cotta
A Panna Cotta é uma sobremesa tradicionalmente Piemontesa e cujo nome significa natas cozidas em Italiano. Existem muitas variedades da receita, mas geralmente é feita de natas, leite, acúcar e gelatina. Esta mistura pode ser enriquecida com baunilha ou mesmo com fruta ou sumo de fruta, mas também se pode experimentar chá, cacau em pó, ou mesmo especiarias. Pode ser servida simples ou acompanhar com molhos (é frequente ver molho de morangos, framboesas), o que torna a sobremesa mais doce e também mais apelativa ao olhar.
Ingredientes:
1/2 l de natas
100 g de acúcar
1 dl de leite
10 g de gelatina em pó
1 vagem de baunilha
Preparação:
Dissolver a gelatina em pó com um pouco de água morna e reservar. Colocar o leite numa panela e levar ao lume a aquecer (não deixar ferver). Retirar do lume e adicionar a gelatina. Num outro recipiente, próprio para levar ao lume, pôr as natas, o acúcar e a vagem de baunilha (já sem sementes) e levar ao lume. Retirar do lume e adicionar à mistura do leite com a gelatina, mexendo bem. Colocar numa taça e guarnecer com um molho a gosto... e por que não aproveitar os últimos morangos? Deixar no frigorifico até endurecer.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Dip de pepino
Tzatziki grego é um aperitivo dip que combina iogurte, pepino e alho. Este prato único Mediterrâneo é fácil de preparar e vai impressionar os convidados.
Ingredientes:
1 pepino médio
1 iogurte natural
sumo de meio limão
Sal e alho para temperar
Preparação:
Começar por lavar muito bem o pepino e com um ralador, ralar o pepino para um coador e temperar com sal. Este procedimento permite extrair alguma da água do pepino, tornando-o mais seco. Reservar. Numa tigela colocar o iogurte sobre um passador durante algum tempo por forma a extrair algum soro. Após estes procedimentos com o iogurte e pepino colocar todos os ingredientes numa tigela e adicionar o sumo do limão, o alho picadinho e mexer os ingredientes. De preferência levar ao frigorifico a refrescar antes de servir.
Acompanha quase tudo, desde carne grelhada a peixes, mas como eu gosto é com vegetais crus, tostas ou pão pita.. Nham!
Nota: para a próxima vou experimentar adicionar umas ervas... salsa, cebolinho... parece-me bem!
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Férias
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Lombinhos de porco com queijo de azeitão
Tenho andado cheia de trabalho e com pouca paciência para pratos elaborados. Deixo aqui esta sugestão que combina muito bem e fica realmente saborosa!
Ingredientes
Bifinhos do lombo do porco (finos)
Sal
Pimenta
Alhos
Queijo de azeitão
Palitos
Preparação
Temperar os lombinhos com sal e pimenta preta e rechear com uma fatia de queijo de azeitão. Fechar com palitos e reservar. Numa frigideira, pôr margarina, alhos com cascas esmagados e colocar os lombinhos e deixar fritar. Acompanhei com arroz seco.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Fondue de Gelados
Ingredientes
1 pacote de natas
2 colheres (sopa) de brandy ou outra bebida a gosto (opcional)
400 g de chocolate de leite
200 g de chocolate meio amargo
Gelados de vários sabores
Preparação
Servir o fondue de chocolate com as bolinhas de gelado, amêndoa finamente triturada.
1 pacote de natas
2 colheres (sopa) de brandy ou outra bebida a gosto (opcional)
400 g de chocolate de leite
200 g de chocolate meio amargo
Gelados de vários sabores
Preparação
Numa panela colocar as natas e o brandy. Levar ao lume médio até aquecer, misturando sempre. Retirar do lume e juntar os chocolates e misturar até ficar homogeneo. Colocar na panela para fondue.
Utilizar um utensílio para fazer as bolas de gelado (eu utilizo um pequeno que costumo usar para fazer bolas de melão).
Servir o fondue de chocolate com as bolinhas de gelado, amêndoa finamente triturada.
O único problema, para além do óbvio - desaparece num instante - é o facto de o gelado não aguentar muito tempo e começar a derreter!
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Spaghetti do Mar
Ontem cheguei a casa exausta, para variar, e com muito pouco apetite para pratos complicados... por isso optei por uma massa (as crianças agradecem) com tudo o que havia no frigorifico!
Ingredientes
Spaghetti all' uouvo da Milaneza
Tamboril cortado em cubos
Miolo de Camarão
Pimento vermelho cortado em cubinhos pequenos
Alhos
Sal
Azeite
Pimenta preta
Mal consegui tirar as fotos, pois assim que coloquei o prato na mesa este foi atacado por umas mãozinhas pequeninas (como podem ver pela foto)... a única "safa" foi o facto de estar ainda muito quente, mas mesmo assim os camarões iam desaparecendo a um ritmo alucinante :)
R. - hoje é peixe mama? Olha uma cobras (spaghetti)
Ingredientes
Spaghetti all' uouvo da Milaneza
Tamboril cortado em cubos
Miolo de Camarão
Pimento vermelho cortado em cubinhos pequenos
Alhos
Sal
Azeite
Pimenta preta
Preparação
Numa panela, cozer o tamboril e os camarões. Depois de cozidos, reservar. Numa wok, colocar azeite e alhos laminados e deixar alourar. Juntar o tamboril cortado em pedaços e os camarões e saltear. Colocar os pimentos vermelhos cortados em cubos pequeninos. Temperar com pimenta preta. Por fim, juntar a massa e mexer.
Numa panela, cozer o tamboril e os camarões. Depois de cozidos, reservar. Numa wok, colocar azeite e alhos laminados e deixar alourar. Juntar o tamboril cortado em pedaços e os camarões e saltear. Colocar os pimentos vermelhos cortados em cubos pequeninos. Temperar com pimenta preta. Por fim, juntar a massa e mexer.
Pronto!
Reacções dos pequeninos:Mal consegui tirar as fotos, pois assim que coloquei o prato na mesa este foi atacado por umas mãozinhas pequeninas (como podem ver pela foto)... a única "safa" foi o facto de estar ainda muito quente, mas mesmo assim os camarões iam desaparecendo a um ritmo alucinante :)
R. - hoje é peixe mama? Olha uma cobras (spaghetti)
A R. gostou tanto da massa que sempre que o mano se distraía roubava do prato dele os camarões e a massa.Nota: utilizei pela primeira vez tamboril congelado que encontrei num supermercado na secção dos congelados e que vem em lombo inteiro. Perguntei à senhora que me atendeu se era bom e ela garantiu-me que era óptimo. Detestei! Parece sola de sapato, duro e seco! Burrice ou esquisitice pois só costumo comprar peixe fresco e em sítios de confiança.