quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O meu jantar de ontem...

Falta-me a paciência a maior parte das vezes para cozinhar... sobretudo com este tempo quente em que só apetece ficar de molho na piscina e beber refrescos bem gelados... alguém partilha o mesmo sentimento? Neste dias em que apetece fugir da cozinha, quase sempre saem tostas, saladas... deixo-vos a imagem de uma bruschetta de tomate coração de boi e queijo.


Palmiers


Depois de muito pensar decidi que vou criar um separador para aqueles pratos em que a probabilidade de errar e de um simples palmier sair uma salsicha em couve lombarda seja completamente impossível...
... vou apelidá-lo de fácil, saboroso e rápido....


Ingredientes
1 embalagem de massa folhada de compra (fresca de preferência)
Açúcar a gosto e canela

Preparação
Numa superfície limpa polvilhá-la com açúcar e canela e estender a massa folhada e pressioná-la para que o açúcar agarre. Enrolar de ambos os lados a massa até que se encontrem ao centro. Com uma faca afiada cortar a massa e levar ao forno pré-aquecido durante cerca de 15 minutos ou até ficarem dourados.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tarte fina de nectarinas

Tão fácil, crocante, estaladiça, saborosa, sozinha ou acompanhada com gelado de nata...

Ingredientes
Massa folhada de compra
Nectarinas (depende do tamanho)
Limão, folhas de louro e um pouco de acúcar
Açúcar e 1 pessego
Gelado de nata de compra

Preparação
Começar por cortar finamente as nectarinas. Colocar as fatias numa travessa e polvilhar com o sumo de limão, folhas de louro frescas e um pouco de açúcar amarelo. Deixar assim durante algum tempo para tomar sabor.

Numa base enfarinhada estender a massa folhada e cubrir com as fatias das nectarinas. Levar ao forno pré-aquecido e estar bastante atenta para que não queime...

Para servir e impressionar: fazer um caramelo escuro e adicionar sumo de um pessego e mexer bem. Empratar a tarte e colocar o caramelo em volta... será que precisa mesmo de gelado de nata? é uma opção fresca que combina lindamente, principalmente no Verão!

Scones


Para uma enormidade de scones... cerca de 30... tal como o nome do blog... já nos trinta!
Tão fáceis, tão saborosos...
Ingredientes
380 g de farinha
1 / 2 colher de chá de fermento em pó
1 / 2 de chá de bicabornato
40 g de açúcar
60 g manteiga, cortada em pedaços pequenos
1 iogurte misturado com 125 ml de leite
Preparação
Pré-aquecer o forno a 200 ° C. Numa tigela, misture farinha, açúcar, fermento em pó, bicarbonato de sódio e manteiga. Misturar até que a mistura se torne homogénea. Adicionar o leite e o iogurte. Bater mais alguns segundos e parar logo que a massa faça uma bola. Espalhe sobre uma superfície polvilhada de farinha: a massa deve ter cerca de 1,5 cm de espessura. Cortar o Scones - 4 cm de diâmetro e colocar em uma folha de papel.
Coze durante 10 minutos (máximo), caso contrário tornar-se-iam secos. Acompanhar com requeijão e doce à escolha.
Soberbo!

Tarte de Ameixas




Ingredientes para a massa brisée
300 g de farinha
150 g manteiga fria cortada em cubos
3 colheres de açúcar em pó
15 cl de água fria

Ingredientes para o recheio
800 g de ameixas amarelas lavadas e cortadas em 4 (sem caroço)
100 g de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
Sumo de um limão pequeno e a casca ralada
1 colher de canela em pó
Uma pitada de noz moscada
30 g manteiga + 1 gema de ovo, leite, açúcar e canela para decoração


Preparação
Combinar farinha, açúcar e manteiga até obter uma mistura arenosa. Adicionar a água fria e trabalhar gradualmente a massa até que ela fazer uma bola. Envolver em película aderente e manter no frigorífico durante meia hora.

Forno pré-aquecimento a 180 ° C. Numa panela, leve metade das frutas, açúcar, farinha, e sumo de limão e manter o lume brando e ir mexendo sempre.

Numa tigela, coloque a fruta crua e adicionar especiarias e frutas cozidas. Deixe repousar.

Divida a massa em metade. Estenda a primeira metade com o auxílio de um rolo e coloque o disco numa forma de 22 cm de diametro. Picar o fundo com um garfo. Despeja as frutas e colocar pequeninas nozes de manteiga (opcional). Colocar o segundo disco por forma a fechar a tarte, ligar as bordas humedecidas com leite. Fazer uns cortes no topo para que vapor quando no forno saia da tarte. Bater a gema de ovo com um pouco de leite e pincelar a tarte. Polvilhar com acúcar e canela. Levar ao forno durante 40 minutos até a massa ficar dourada. Deixar arrefecer totalmente para que os sucos da fruta possam solidificar...

Bom apetite!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

"Sugo caseiro"

Tenho a sorte de ter uns pais que têm uma horta biológica e como tal são inúmeros os legumes que disponho sempre, desde espigas de milho doce, a feijão verde, batatas, curgettes, abóboras, etc... e os afamados tomates que eu amo (tomate coração de boi). Para quem não conhece fica foto e uma pequena referência ao que são:



O Tomate Coração de Boi é um tomate de frutos grandes, vermelhos, muito tenros e lisos. Estes tomates são dos melhores para comer em cru, por serem muito carnudos, terem pouca semente e paladar saborosíssimo.



Nome Científico: Lycopersicum esculentum Mill.
Nome Comum: Tomate, Tomate Coração de Boi



Utilização: O tomate pode ser comercializado fresco ou processado, podendo o fresco ser consumido cru ou cozinhado. Quando processado pela indústria pode ser apresentado na forma de concentrado (sendo a base para o fabrico de molhos, sumos, Ketchup e sopas), enlatado ou desidratado. O tomate é um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo A e complexo B e minerais, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.O tomate é composto principalmente por água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100 gramas. Alguns estudos comprovam a sua influência positiva no tratamento do cancro, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do cancro da próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.O tomate é um excelente vigorizador do organismo, purificador do sangue, combate doenças do fígado, o desgaste mental, perturbações digestivas e pulmonares, sendo contra-indicado para pessoas que sofram de fermentações gástricas e acidez no estômago. O sumo de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais e, exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.


Agora a receita... já que estamos na época do tomate e eu tenho kilos e kilos de tomate em casa ... já fiz doce, sopas e mais sopas de tomate, saladas e mais saladas.. agora que começam a ficar muito maduros é tempo de pensar em fazer molho para congelar :)


Ingredientes
1 kg de tomate coração de boi, bem maduro
4 dentes de alho grandes picados

4 colheres sopa azeite
manjericão seco
orégão seco
sal



Preparação
Colocar os tomates em água a ferver, com uns golpes, para soltar a pele. Descascar e tirar o máximo de sementes possível. Com a varinha mágica, triturar os tomates. Numa panela larga, saltear ligeiramente o alho bem picadinho no azeite, sem deixar começar a queimar. Juntar os tomates triturados e deixar reduzir. A meio da cozedura, juntar sal e manjericão e mais perto do final orégãos e uma pitada de açúcar. Deixar reduzir até estar mais espesso. Depois de frio, pode-se colocar num frasco no frigorifico (atenção deverá ser consumido nos dias seguintes) ou então congelar!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Salada Tropical

O tempo não tem sobejado e confesso que em época de Veraneio só me apetece saladas, petiscos, refrescos, frutas, grelhados e como tal, menos doces, cozidos, ensopados, assados... viva a dieta!

Ingredientes
4 peitos de frango
1 colher de sopa de azeite
Sumo de 1 limão
1 abacaxi médio
folhas de alface
1/2 copo de iogurte natural
1 colher de sopa de hortelã fresca
1 colher de sopa de salsa
2 colheres de sopa de mostarda
Sal e pimenta a gosto

Preparação
Lavar bem as folhas de hortelã e salsa sob água corrente. Numa tábua, picá-las finamente. Cortar a alface em tiras fininhas. Reservar. Temperar os peitos de frango com sal e pimenta, levá-los, numa frigideira com azeite e alho, ao lume até dourarem. Retirar, deixar arrefecer e cortá-los em cubos. Temperar com sumo de limão.
Numa tigela misturar o iogurte, a mostarda, a hostelã e a salsa. Temperar com sal e pimenta.
Sem retirar as folhas do abacaxi, cortar em duas partes iguais que serão usadas para servir a salada. Com a ajuda de uma faca retirar a polpa do abacaxi. Cortar em cubos.
Na tigela onde tiver o frango, colocar os cubos do ananás e a alface e misturar delicadamente. Colocar o molho de iogurte e misturar bem. Colocar no abacaxi e servir.
Eu servi com arroz cozido solto... para mim, as saladas têm sempre que ter uma fonte de hidratos de carbono!