sexta-feira, 29 de maio de 2009

O meu sofá cor de chocolate

Eu ADOROoooo o meu sofá!

Adoro o toque macio do tecido aveludado cor de chocolate, adoro a sua grandiosidade e ao mesmo tempo a sua pequenez de aconchego, adoro o fofo das suas almofadas

Esta semana eu e o meu sofá temos namorado imenso... chego tarde a casa e depois de deitar os meninos, arrumar uma série de tretas e fazer uma série de coisas, olho para o meu sofá e penso vou esticar-me só um bocadinho, fazer um zapping pelos principais canais. A primeira posição é quase sempre sentada... mas daí a uns instantes passa a ser um sentada quase deitada, já com os pés descalços, depois por entre um dr. house e uma oprah, lá vem o quentinho da manta só para tapar os pés e daí a adormecer é um instantinho... esta semana foram várias as noites em que acordei às 5 ou 6 da manhã, com a televisão ligada... hoje acordei com a minha filhota, eram 06h30, ao pé de mim a dizer que queria ir fazer chichi...

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Creme de Morango

Esta receita surgiu para aproveitar uns morangos que tinha no frigorífico e que precisavam urgentemente de serem consumidos... regra geral quando tenho fruta a necessitar de ser comida, ela tem sempre o mesmo fim: um belo batido! Mas desta vez foi diferente e numa pesquisa de receitas doces surgiu esta no site (com algumas alterações feitas por mim):

http://www.moo.pt/receitas/


Ingredientes:
500 grs de morangos maduros
1 1/2 chávena de chá de açúcar
3 colheres de sopa de farinha maizena
2 ovos
1 chávena de chá de leite
1 colher de acúcar baunilhado
3 colheres de sopa de chocolate ao leite ralado
5 colheres de sopa de vinho do porto

Preparação:
Lave muito bem os morangos e corte-os em fatias finas e coloque-os numa taça cobertos com 1 chávena de acúcar e o vinho do Porto. Deixe a macerar por 15 minutos.
Entretanto bata as claras em castelo e reserve.
Para o creme, bata a farinha maizena com as gemas e 3 colheres (sopa) de leite.
Leve o restante do leite ao fogo com o restante do açúcar e o açúcar de baunilha. Quando levantar fervura, acrescente a mistura da farinha maizena. Deixe cozinhar por 3 minutos sem parar de mexer. Tire do lume. Junte as claras em castelo com cuidado ao creme.
Distribua o morango em taças. Cubra com o creme (quase frio) e guarneça com o chocolate ralado (opcional).
Prometo publicar as fotos brevemente :)
Um doce a repetir sem dúvida :)

Bolo Salgado de Legumes

Ingredientes


4 Ovos
100 grs de Farinha

150 grs de Queijo Parmesão ralado em fios
1 Courgette
1 dente de Alho
1/2 Pimento (um pedaço de pimento vermelho e outro amarelo)
1 Cenoura
100 grs de Cogumelos
1/2 Chouriço Alentejano
2 fatias de Bacon
Cebola
Azeite
Sal
Pimenta

Oregãos Secos


Preparação


Comece por fazer um refogado com o azeite e a cebola. Quando a cebola ficar transparente adicione o bacon e o chouriço cortado em pedaços pequenos. Deixe refogar cerca de dois minutos.
Junte a Courgette picada em pedaços pequenos e o dente de alho picado. Deixe no lume por uns minutos até cozer. Retire do lume e reserve.



Rale a cenoura para dentro de um recipiente ao qual deve juntar os cogumelos e o pimento cortados em pedacinhos pequenos. Misture e em seguida adicione o queijo ralado. Misture bem. De seguida adicione os ovos, um a um, mexendo sempre bem com uma colher de pau. Tempere com o sal, a pimenta moída e os oregãos secos.


Adicione aos ovos o preparado de courgette e misture bem. Unte com manteiga uma forma tipo Inglês e forre-a com papel vegetal. Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos a uma temperatura de 180º.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Porquê é tão difícil emagrecer?

Ontem dei por mim a pensar porque é tão difícil emagrecer... e foram várias as respostas que encontrei... mas no essencial resume-se a uma só coisa:

Porque mudar comportamentos é difícil.

E porque é que pensei nesta questão?

Obviamente estou acima do meu peso ideal e confesso que não sendo a minha principal preocupação (tenho tantas), é uma questão que me incomoda e que me lembro sempre que tenho de ir comprar roupa e vejo que o número de calças aumentou nestes dois últimos anos, sempre que tenho de pôr um biquini e evito olhar-me ao espelho porque não gosto do que vejo... depois vem as desculpas, fui mãe de duas crianças, não tenho tempo para fazer desporto, não tenho tempo para cozinhar refeições saudáveis (tantas desculpas para só uma pergunta, não é?). E depois uma pessoa esquece-se até à próxima vez em que tem de comprar roupa ou de pôr um biquini, ou... enfim...

A pressão é tanta para ser magra, elegante, bem sucedida profissionalmente, boa mãe, boa esposa... às vezes apetece-me gritar BASTA e FUGIR! Tudo à nossa volta, se prestarmos atenção, desde as revistas da moda, às produções televisivas, às conversas ... isto tudo gera uma enorme frustração! Vai ficando latente... não se pensa nisto todos os dias, não é uma obsessão, não mata mas massacra... entristece...

Para mudar comportamentos é preciso querer.

Em Abril de 2005 deixei de fumar. Fumei desde os meus 15 anos até essa data. Nunca tinha querido deixar de fumar, nem nunca tinha feito uma tentativa para o fazer. Não havia nenhuma razão para o fazer. Até que um dia, acordei e disse que ía deixar de fumar... assim do nada... tornei o desejo uma obsessão.

Se mudar comportamentos é difícil e se para mudar é preciso querer...

... ontem acordei a pensar porque é que é tão difícil emagrecer... é tão difícil quanto deixar de fumar, e eu consegui...

terça-feira, 26 de maio de 2009

Bola de carne transmontana (ou folar)

Os ingredientes

1 kg de farinha de trigo
12 ovos
Banha e azeite
30 gr de fermento padeiro
meio frango
1 chouriço ou linguiça
toucinho de porco salgado
presunto
1 gema de ovo para pincelar



A preparação

Peneira-se a farinha para um alguidar e faz-se uma cova ao meio. Desfaz-se o fermento de padeiro em 1.5 dl de água morna temperada com sal e deita-se na cova e vai-se envolvendo.

Juntam-se as gorduras (o azeite e um pouco de banha de porco) e põem-se a derreter sobre lume brando.

Aos poucos e alternadamente vão se adicionando as gorduras e os ovos, um a um à massa, envolvendo sempre com as maõs.

Em seguida, bate-se a massa com as duas mãos até esta se desprender completamente do alguidar. A massa considera-se bem batida quando aparecem umas bolhas à superfície. Este é um processo que pode levar o seu tempo (lembro-me muitas vezes de segurar o alguidar para a minha mãe sovar a massa com as duas mãos).

Quando terminar de sovar a massa polvilha-se com um pouco de farinha, cobre-se com um pano e envolve-se o alguidar com um pano de cozinha grande.

Coloca-se num local temperado e onde possa mesmo receber uma certa quantidade de calor, mas indirectamente (nas aldeias, normalmente, utiliza-se a estufa do fogão de lenha). Nestas condições, a massa leva cerca de 2 horas a levedar. A massa está levedada quando atingir o dobro do volume e quando, ao abrir, apresentar um aspecto rendado.

Utilizar um tabuleiro rectangular, muito bem untado com banha. (a minha mãe costuma forrar o tabuleiro com folhas de couve galega... confesso que lhe dão um cheirinho depois de tirar do forno, simplesmente delicioso).

Corta-se o chouriço, o presunto, o toucinho de porco às tiras e desossa-se o frango, limpando-o de peles e ossos e desfazendo-o em febras. O frango deve ser estufado previamente em refogado de cebola, cenoura e tomate e bem puxado para ganhar sabor.

Coloca-se uma parte da massa a forrar o fundo do tabuleiro e colocam-se por cima as carnes de forma aleatória. Cobre-se com mais uma camada de massa e mais outra de carne (repetir até terminar a massa e a carne, sendo que a última camada será obrigatoriamente de massa).

Deixa-se o folar levedar novamente até aparecerem à superfície umas bolinhas. Nesta altura, pincela-se com gema de ovo e leva-se a cozer em forno bem quente durante cerca de 45 minutos.

Iogurtes de manga


Ontem fiz uns iogurtes de manga.... alterei um pouco a receita original e em vez de usar 1 lt de leite, usei apenas 05 lt, adicionei um iogurte natural e três colheres de leite em pó. Acrescentei 2 colheres de acúcar mascavado e a polpa de uma manga fresca.

Hoje quando acordei não resisti e corri para provar um dos iogurtes, já em falta na fotografia...


A minha inspiração surgiu quando descobri uns iogurtes suiços fantásticos... bastante caros mas fantásticos! Confesso que ainda não foi desta que consegui atingir o seu sabor, mas vou tentando...
Ana

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dias dificeis

Existem dias e dias, e existem "aqueles" dias que nunca deviam existir...

Hoje o meu dia começou às 0630 com a R. a chamar-me da cama dela a dizer que já tinha dormido muito e que não queria dormir mais... até ao T. acordar foi um pulinho... toca de fazer os biberons para os dois. O T. acabou por tomar o leitinho na minha cama, quando de repente oiço o papá aos gritos para me despachar a trazer um pano pois o filhote resolveu vomitar o leite na minha fronha... e por aí fora. O dia começou bem... toca de limpar e vestir uma roupa lavada ao T. Nem uns minutos passaram, aparece-me com as mãos todas sujas a dizer: "oh, oh"... lá fui ver que asneira tinha feito... o chão do quarto todo sujo. Bem, está mesmo mal disposto.. enfim. Toca a limpar, vesti-los rumo ao colégio e casa dos avós... sempre a correr, a distribuição tava feita!

Quando chego ao parque de estacionamento da fertagus o raio da máquina resolve ficar com o meu cartão de acesso, fico furiosa e desato a praguejar (uma arte que desenvolvi recentemente e na qual já tenho doutoramento), só de pensar que tinha de atravessar todo o parque só para me dirigir ao guiché para ainda me irem resolver a situação... bolas! Quanto mais depressa mais devagar... como não bastasse, estive toda a manhã a vomitar ... bolas, que dia!

Estou a precisar urgentemente de Férias!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Já fiz os iogutes

Já fiz os iogurtes e a coisa até parece que não correu mal... para além de ter tido um dia terrível ontem, ter chegado a casa por volta das 22h00 e ainda ter tido coragem para ir experimentar a receita de iogurtes do blog sete pecados, sem ter comigo a receita...

Mas como até tenho uma memória fidedigna, não perdi tempo e lá fui buscar a panela de pressão!

Já os fiz... mas ainda não os provei!

Não ficaram propriamente sólidos, mas parecem que estão cremosos. Como não podia esperar até logo à noite para os experimentar, trouxe um comigo e está ali a aguardar no frigorifico para ser absorvido, comido, deliciado logo à tarde... com sorte pode ser que passe aqui para deixar o testemunho!

Ana

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Iogurtes feitos em casa

Fonte: http://se7epecados.blogs.sapo.pt/

Receita ainda não testada... mas já comprei os ingredientes! Depois tiro fotos... no entanto se quiserem ver fotos desta receita cliquem no blog 7 pecados.

Ingredientes:
1 l leite meio-gordo (vou utilizar leite gordo)
1 iogurte natural
4 colheres sopa açúcar
6 colheres sopa leite em pó (comprei uma lata de leite em pó Nido - vou reduzir a dose para 3 colheres de sopa de leite em pó)

"Coloque o litro de leite num fervedor e leve o leite a ferver. Entretanto fervem-se os frascos de vidro.

Na panela de pressão colocar a altura de 1 dedo de água fria. Quando o leite levantar fervura retira-se do lume e coloca-se o fervedor dentro da panela de pressão com a água fria, tapa-se durante cerca de 20 minutos.

Depois desse tempo confirma-se se o leite já está a 40º (colocar o dedo e se conseguir manter o dedo sem queimar está na temperatura ideal). Se não estiver tape novamente e espere mais um pouco. Entretanto, pouco antes de passar os 20 minutos, coloque numa taça o iogurte, o açúcar e o leite em pó. Junta-se esta mistura ao leite a 40º. Mistura-se este preparado ao leite, mexe-se muito bem e deita-se tudo nos frascos. Colocam-se os frascos na panela de pressão, dentro da água, sem os tapar.

Tapa-se a panela e embrulha-se num cobertor durante 8 horas.

Finalmente, retiram-se os frascos da panela, tapam-se e colocam-se no frigorífico durante cerca de 4 horas."