terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Bolo de aniversário - a primeira experiência




Tal como imaginava, o bolo de aniversário ficou um pouco seco... também pudera, esqueci-me do bolo dentro do forno, para além de que tinha a temperatura nos 220 C (tinha feito uma massa folhada e não me lembrei de alterar a temperatura)... conclusão, de repente, começa um cheirinho a aparecer na sala, tipo "algo se passa e não me lembro o quê"... bolas! O Bolo! Também não pensem que ficou queimado, nada disso, apenas demasiado cozido nas laterais e fundo e, mal cozido no meio :)

Ingredientes
250 gr de manteiga
250 gr de farinha (utilizei 125 gr de maizena e a restante farinha de trigo)
280 gr de açúcar
9 gemas
5 claras batidas em castelo
1 colher de chá de fermento
100 gr de amendoas picadas grosseiramente

Recheio
1 lata de leite consensado cozido

Cobertura
Adquirida na Loja Casa de Bolos no Centro Comercial Arco Iris (Campo Pequeno). Obrigada Elisabete http://kindineosonho.blogspot.com/ por me teres indicado a loja. *

Preparação
Bata a manteiga até ficar esbranquiçada, junte o açúcar e continue a bater. Adicione as gemas, uma a uma, e entre as adições bata bem a massa. Junte as farinhas e o fermento e envolva bem. Adicione as amêndoas (triturei-as na máquina 123, com pele) e misture. À massa, adicione agora as claras batidas em castelo, envolvendo delicadamente. Leve a cozer em forma redonda, forrada com papel manteiga, para não ter problemas em desenformar o bolo. Forno a 180 C, durante uns 40 minutos.

Passado 2/3 minutos de tirar o bolo do forno, desenforme e deixe arrefecer por completo (importante!) o bolo sobre uma grade. Depois de arrefecido corte o bolo ao meio com o auxílio de uma faca de cortar pão, para facilitar as coisas faça um pequeno corte no bolo na vertical, assim saberá sempre onde deve colocar "a tampa" do bolo, depois de recheado e assim fazer um match perfeito. Recheie o bolo com o leite condensado cozido e coloque a parte de cima do bolo. Reserve uma colher de sopa do leite condensado.

Prepare a pasta de açúcar. Pegue e amasse um pouco, se estiver muito rija, como foi o meu caso, leve ao microondas 20 segundos no máximo. Eu trabalhei a massa na bancada de mármore, mas o ideal será fazê-lo sobre uma placa de silicone, para que não pegue. Para resolver este problema, coloquei açúcar em pó para conseguir estender a massa. Estender a massa fina. Barrar o bolo pelo exterior com a tal colher de sopa de leite condensado, para a pasta de açúcar agarre (dica do senhor da loja). Com o auxílio de um rolo da massa, desprenda a pasta de açúcar e ponha cima do bolo. Ajuste com as mãos e corte o excesso.  decoração ficará tão mais bonita, se o bolo não tiver imperfeições... como podem ver pelas minhas fotos o meu bolo ficou com um baixo no meio, devido à massa não estar tão cozida no centro. Enrolar a pasta com cuidado para debaixo do bolo. Vêm aí as margaridas... com um utensílio próprio para as fazer, que comprei na loja Casa dos Bolos. Estender a pasta de açúcar finamente e cortar com o cortante e colar, sim colar... no bolo. O senhor vendeu-me uma cola alimentar para colar as margaridas... barata.

Dificuldade? Nenhuma, é bastante mais fácil do que pensava trabalhar pasta de açúcar. Certezas? Sim, nunca mais vou comprar um bolo de aniversário!



* A loja Casa dos Bolos é um espaço pequeno mas com muitas coisas fantásticas para quem gosta de confeccionar bolos e decorá-los. Desde formas para bolos, de todos os géneros (números, redondas, flores, carros, laços, etc.), a cortadores (comprei as ditas margaridas... mas há folhas, flocos de neve, flores diversas,estrelas, arvores...), as pastas de açúcar (covapaste, pasta portuguesa e outras...), os sacos de pasteleiros, corantes, enfim (é só imaginar e está lá). O senhor que me atendeu é uma simpatia e inclusivé explicou-me tim por tim como devia aplicar a pasta de açúcar. Fica aqui o link para quem quiser visitar http://casadebolos.blogspot.com/ (podem consultar os preços dos produtos no próprio site... ).

16 comentários:

  1. um pequeno truque: eu uso agua para colar as decorações. Dica dada pela loja em benfica.
    Feliz natal.

    ResponderEliminar
  2. Olá vim conhecer o seu cantinho,e dar-lhe os parabens pelo bolinho,quando decorar um bolo com sugar past,poderá usar um espactula própria que a ajudará a alisar o bolo,outra dica quando o bolo ficar com altos ou baixo,poderá usar uma faca e cortar os excessos,ou alisar por igual,força com os bolinhos,este ficou lindo,bjs.....

    ResponderEliminar
  3. è um expectáculo essa loja, não é???? Também já lá sou cliente, graças á Elisabete. Conseguimos realmente imaginar seja lá o que for para um bolo e pimba, eles tem e se não tem, arranjam. LOL!!!!! De todas as massas e pastas, prefiro a cova-pasta, é muito mais fácil de manejar, ui.....e as coisas que conseguimos fazer, expectáculo.

    Amiguinha, o teu bolinho ficou 10**********

    Adorei.

    PS: Pelos vistos andamos as duas ás experiências, lol!!

    Beijinhos e HO! HO! HO! Santo NAtal amiguinha

    ResponderEliminar
  4. Oh miga, mas não parece assim tão seco, olhando a foto e com o recheio do leite condensado, deve ter ficado muito bom.
    O Senhor da casa dos bolos ia ficar feliz de ler o post kkkkkkk, ele é mto simpático mesmo.
    Ficou magnífico o teu bolinho, volto a dizer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ana,

    Obrigada pela visita ao meu blog, e pelos elogios!
    O teu bolo de aniversário ficou lindo, adorei as margaridas amarelas! A mãe deve ter ficado super contente!

    Eu e a minha mãe também decidimos este ano fazer o meu bolo de aniversário, sabe muito melhor ao sermos nós a fazê-lo!

    Feliz Natal :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá!!! Deixei cá ontem um comentário a agradecer a tua mensagem no dia dos meu anos e a desejar um Feliz Natal mas parece que não ficou :( Vamos lá ver se agora tenho mais sorte ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  7. Está bem bonito :)
    Um feliz Natal cheio de Amor e Paz, para si e para todos os que lhe são queridos!
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. esta cinco estrelas. ate eu ficava super ansiosa para mostar o resultado fibnal.
    deixa la vais ver que da proxima vez corre melhor.
    para primeira experiencia ficou lindo lindo.
    parabens para a amama.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. minha querida espero que tenhas tido um santo natal, agora desejo uma optima passagem de ano... beijocassssss

    ResponderEliminar
  10. Para uma primeira experiência o bolo ficou muito bom! Já vislumbro bolos de festa cada vez mais bonitos e saborosos nesse blog. E eu, claro, virei espreitá-los (rs).

    Beijinho, bom domingo e boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Ficou um bolo fantástico. Nunca experimentei a pasta de açúcar. Bolos decorados não são comigo, mas não sei se um dia não experimento :)
    Feliz ano novo!

    ResponderEliminar
  12. ola amiga, vim dar uma espreitadela ao teu blog e fiquei maravilhada!!!!
    Sempre quis experimentar fazer um bolo com pasta de açucar, mas não sabia como e quando vi o bolo da tua mãe pensei "não me digas que a ana sabe. tem de me mostrar como!.
    depois de ler a tua receita e as indicações vou aventurar-me. tenho de ir visitar a loja. Pena não haver uma aqui deste lado
    o bolo ficou lindo e de certeza delicioso

    beijo amiga!!!!

    Catarina coelho (mãe do dinis)

    ResponderEliminar
  13. O bolo ficou mesmo adorável!! Eu sou nova no mundo dos bloggers, adoro cozinhar e especialmente doces e bolos, e defacto não conhecia essa loja, vou espreitar o site, deve ter coisas maravilhosas. thanks***kimmy

    ResponderEliminar
  14. tambem gostei e para 1º bolo nao esta nada mal

    bons bolos

    dina

    ResponderEliminar